Publicidade contra drogas pode ser exibida em todos os cinemas do país



Projeto de lei da Câmara dos Deputados que obriga a exibição em cinemas de filme publicitário sobre as consequências do uso de drogas ilegais e do abuso de drogas lícitas está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal.

O PLC 49/2007, de autoria do então deputado Pompeo de Mattos, obriga a exibição do filme publicitário contra as drogas em todos os cinemas do país no início de cada sessão de filmes. De acordo com o projeto, os custos de distribuição e exibição do material publicitário serão cobertos pelo Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

Segundo o autor do projeto, o problema atinge principalmente os adolescentes menos experientes. Por isso, ele sugeriu que o melhor caminho para resolver a questão seria informar e esclarecer sobre o uso de drogas. Pompeo de Mattos considerou que o cinema deve ser aproveitado como instrumento de campanhas educativas, por ser um meio de comunicação que abrange diversas idades e camadas sociais.

Relatora da proposta na CE, a senadora Ana Amélia (PP-RS) apresentou voto favorável à proposição. Segundo a parlamentar, o cinema exerce poder sobre o comportamento dos espectadores. “Particularmente no que diz respeito ao consumo de drogas, já ficou patente o quanto o cinema foi utilizado para propagandear o uso do cigarro ou mesmo do álcool”, afirmou. Para ela, o combate às drogas deve ser assumido por todos os segmentos da sociedade, incluído o dos exibidores cinematográficos.

Após exame da CE, o projeto segue para as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).



02/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cinema pode passar a exibir publicidade contra uso de drogas

Mozarildo Cavalcanti diz que atos contra preconceito farão do Brasil 'um país igual e um país de todos'

Direito de contestação da paternidade pode ser estendido a todos os pais

Diminuição de impostos impulsiona modernização de salas de cinemas do País

Senadores e indicados a cargos na Ancine discutem necessidade de ampliar número de cinemas no país

Cidadania para Todos fala sobre combate às drogas