Ciro assume segundo lugar









- Ciro assume segundo lugar

- A nova rodada de pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, que começa a ser divulgada hoje, revela uma mudança na posição dos candidatos. Segundo levantamento do Instituto Vox Populi entre os dias 2 e 3 deste mês, o candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes (PPS), chegou a 18%, subindo dois pontos percentuais em relação ao que tinha em junho, e passou José Serra, do PSDB. Este aparece agora com 17%, quatro pontos percentuais a menos na pesquisa anterior.

A ascensão de Ciro Gomes e o empate técnico com José Serra - a margem de erro da pesquisa é de 2,2% - deixam embolada a luta por uma vaga no segundo turno das eleições de outubro.

Ainda pelo levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece com 39% das intenções, um ponto percentual a mais que em junho mas no mesmo patamar de abril. Anthony Garotinho (PSB), aparece com 12%, subindo um ponto percentual. O Vox Populi ouviu 1.988 pessoas em 114 municípios do País. (pág. 1 e 3)

- Terminou a trégua no mercado financeiro brasileiro. Depois de cair três dias consecutivos, a cotação do dólar voltou a subir ontem. Os negócios foram afetados pela baixa liquidez, ocasionada ainda pelo feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos, anteontem, e pela volta, com toda força, dos rumores de que o candidato governista à Presidência, José Serra, está perdendo terreno para Ciro Gomes, do PPS. (...) (pág. 1 e 8)

- O resultado do exame de DNA divulgado ontem comprova ser do jornalista Tim Lopes parte de uma ossada encontrada no cemitério clandestino da Favela da Grota, em Ramos, em 12 de junho. (...) (pág. 1 e 13)

- Depois das manifestações de milhares de estudantes da rede pública nas ruas do Rio, Niterói, São Gonçalo e Duque de Caxias, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, acatou pedido da Procuradoria Geral da Assembléia Legislativa do Rio e cassou a liminar que proibia o passe livre nos ônibus intermunicipais do estado. Idosos e deficientes, que também tinham perdido o direito de viajar de graça, se uniram ao protesto. (...) (pág. 1 e 15)


Colunistas

COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer

O zelo pela observância da lei é uma garantia que a Justiça confere à liberdade. Já o excesso de zelo, quando não observado corretamente, pode restringir e, portanto, ferir o exercício desta mesma liberdade. Trata-se de uma armadilha perigosíssima.

E, lamentavelmente, está em pleno vigor. Acionada pela vigência da legislação eleitoral a partir do primeiro dia deste mês, a arapuca que ameaça o cumprimento do artigo 5º da Constituição Federal - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos da Sociedade - está contida nas normas que regulam o noticiário de rádio e televisão durante o período pré-eleitoral.

No afã de assegurar igualdade de condições a todos os candidatos, o que se produziu foi um conjunto de regras autoritárias e restritivas. (...) (pág. 2)

(Informe JB - Ricardo Boechat) - José Maria de Almeida, candidato do trotskista PSTU ao Palácio do Planalto, voltou a amargar traços, ontem, na nova pesquisa do Vox Populi sobre a sucessão presidencial.

Desde que entrou na lista, há duas sondagens, ele obtém índice zero.

O partido espera melhorar na próxima rodada, graças à inclusão, em sua chapa, da professora Dayse Oliveira, 36 anos, primeira negra a disputar a Vice-Presidência no Brasil.

  • O alto comando do PSDB fez ontem uma reunião de emergência em Brasília. O motivo foi Ciro Gomes ter ficado um ponto acima de José Serra na última pesquisa do Vox Populi. O candidato tucano quer uma presença maior de FH na sua campanha, e os ministros defendendo o Governo. (pág. 6)


    Editorial

    ONDE ESTÁ A POLÍCIA?

    É importante recapitular os fatos. Na noite do domingo 2 de junho, o jornalista Tim Lopes foi barbaramente assassinado pela gangue de "Elias Maluco". Descoberto quando fazia uma reportagem sobre sexo ao vivo e prostituição de menores em bailes funk na Vila Cruzeiro, Tim foi espancado e levou tiros nas pernas para não fugir. Levaram-no à presença do traficante, que o "sentenciou" à morte. (...)

    Identificado o corpo de Tim Lopes, a pergunta é: onde está a polícia que não prende o assassino? (pág. 10)


    Topo da página



    07/06/2002


    Artigos Relacionados


    Ciro se consolida no segundo lugar

    PFL ASSUME RELATORIA DE MP NO LUGAR DO PMDB

    Adir Gentil assume no lugar de Althoff

    Ciro e Serra empatam em 2º lugar

    PFL ASSUME RELATORIA DE MEDIDA PROVISÓRIA NO LUGAR DO PMDB

    Tebet assume no lugar de Jader e amplia crise