Ciro pede a Sarney para intermediar conflito por recursos com governadores
O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira (21), após receber o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que vai trabalhar pelo surgimento de uma solução negociada para a alocação de recursos destinados ao desenvolvimento regional, visando conciliar a posição dos governos estaduais com o federal.
- Temos que harmonizar as concepções diferentes e procurar um meio-termo, de modo a conjugar os projetos de longo prazo e os emergenciais - afirmou.
Sarney elogiou o ministro por inovar com "uma importante virada na visão dos problemas do Nordeste: uma visão de longo prazo, permitindo que eles sejam encarados na sua totalidade e não segmentadamente", embora essa posição conflite com a dos governadores, que precisam de soluções para problemas imediatos.
- Essa outra visão também é muito justa, diante da situação dos governadores que têm questões emergenciais a resolver - admitiu.
O próprio Ciro Gomes reconhece que "a motivação dos governadores é justa e correta", e por isso veio pedir a ajuda do senador:
- Vim buscar sua intermediação, sua atuação e seu prestígio para a tramitação da nova Sudam e da nova Sudene, e que nos ajude a encontrar uma fórmula justa para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional. Ele, com a estatura que tem, talvez seja a única pessoa que tenha condição de mediar as justas súplicas que colidem nesse assunto - disse.
Sarney informou que a polêmica que cerca os projetos de recriação da Sudene e da Sudam inviabiliza a votação de tais matérias ainda neste ano, mas ressaltou que existe "um anseio das bancadas daquelas regiões pela volta de ambas, que inexplicavelmente foram extintas". O senador lembrou que participou da negociação que resultou num acordo segundo o qual os recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional seriam aplicados pelos governos dos estados, e não pelas agências de desenvolvimento que sucederam a Sudene e a Sudam, e mostrou-se disposto a ajudar na formação de um novo acordo :
- Nada impede que se possa reabrir a discussão e conseguir mais recursos do que os que estão alocados e que se possa dividir esses recursos entre as agências e os governos dos estados - afirmou.
Interligação
O projeto de interligação de bacias do Nordeste e de garantia da segurança hídrica da região também foi objeto da conversa entre Ciro e Sarney, que gostou da proposta: "o projeto é muito bom e obedece a essa visão de longo prazo, é um projeto para trinta anos".
- Estamos sendo realistas, pois é preciso revitalizar a bacia, regularizar a vazão do rio e proteger as nascentes, e isso demanda tempo - comentou Sarmey.
O ministro espera iniciar "tanto a revitalização quanto as obras de interligação de bacias no ano de 2005". Sobre declarações da senadora Heloísa Helena (P-SOL-AL) de que o rio São Francisco está morrendo e que seria dinheiro jogado fora fazer a transposição, Ciro afirmou:
- A primeira parte da frase é parcialmente verdadeira, embora exagerada, e a segunda é um equívoco de quem talvez não compreenda a nova concepção. O rio de fato tem problemas graves no baixo São Francisco, onde está o estado que a eminente senadora representa, há um prejuízo grave causado pela cascata de barragens. Entretanto, o que seria do Nordeste sem a cascata de barragens da CHESF? A resposta para isso é um programa de revitalização que já está em curso, tanto de recuperação de matas ciliares quanto de assoreamento e recuperação das nascentes, e apoio aos pescadores do baixo São Francisco que ficaram praticamente sem poder trabalhar no rio com os nutrientes retidos em Sobradinho. Isso não tem nada a ver com a interligação de bacias. Trata-se de transportar 1% da vazão média do rio para garantir que a vida seja sustentável para nove milhões de brasileiros que só têm essa água disponível, não têm outra - concluiu.21/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governadores negociam com Sarney mais recursos para o Norte e Nordeste
Ciro Nogueira pede apoio de Sarney para conclusão da BR-222
Sarney reúne governadores e líderes para discutir reforma tributária
Ademir pede ação federal para evitar conflito no PA
Paulo Souto pede solução para conflito de terras no sul da Bahia
Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul