Ademir pede ação federal para evitar conflito no PA



Diante da ameaça de novo confronto entre a Polícia Militar e invasores de uma área particular urbana no município de Ananindeua, às margens da BR-316, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) apelou em Plenário, nesta quinta-feira (4), para que o governo federal interfira no caso e tente evitar uma "nova onda de violência e mortes no Pará".

Ademir Andrade justificou o apelo, alegando "descaso" do governador Almir Gabriel (PSDB) e do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, com a situação das duas mil famílias que ocuparam, em novembro de 2001, uma área de cerca de 80 hectares. Segundo informou, a primeira operação militar para desocupação do local ocorreu em fevereiro passado. Agora, nova ordem judicial de reintegração de posse, expedida na última terça-feira (2), voltou a levar tensão para os sem-teto da ocupação "Carlos Marighela".

De acordo com o senador paraense, os proprietários do terreno até estariam dispostos a aceitar sua desapropriação. Em contato com o governador Almir Gabriel, conforme reportagem do jornal O Liberal citada por Ademir Andrade, o ouvidor agrário do Estado, desembargador Otávio Marcelino Maciel, chegou a apresentar essa proposta, mas Gabriel a teria recusado sob o argumento de que a medida poderia criar um precedente e estimular invasões no estado.

Com as administrações estadual e municipal "eximindo-se de responsabilidade" e a decisão do ouvidor de deixar o caso com o fracasso da negociação com o governo, Ademir disse que restou às famílias tentar resolver o problema diretamente com os donos do terreno. Preocupado com a situação, o senador cobrou o envolvimento do poder público com o assunto, lembrando que este existe para "intervir nas questões de interesse da sociedade".



04/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam pede calma para evitar conflito entre o Brasil e a Bolívia

Duciomar pede intervenção do governo para evitar conflito no Pará

Geovani Borges pede ação para evitar a tragédia do trânsito no Brasil

Waldemir Moka pede ação do governo em conflito por terras no Mato Grosso do Sul

Vanessa pede ação do governo para evitar concorrência desleal à indústria nacional

ADEMIR PEDE AÇÃO DO GOVERNO CONTRA GRILAGEM DE TERRAS