Clima influencia produção de algodão



Segundo dados climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a distribuição da chuva influenciou de maneira diferente a produção do algodão em cada região do Brasil. No oeste da Bahia, por exemplo, a produtividade será 5% maior principalmente por causa da regularidade das chuvas, com volume suficiente para o bom desenvolvimento da cultura na região. 

 

Em outras regiões produtoras, como Minas Gerais, a identificação de plantios tardios em alguns municípios devido à estabilização climática deve trazer aumento de produção de 1,3% em relação à safra anterior. Em Goiás, a cultura de algodão possivelmente terá um pequeno recuo de área, de 0,5%, em virtude da chuva no último trimestre.

 
Já em Mato Grosso, a falta de chuvas no período de formação das chamadas ‘maçãs’ (pluma) do algodão comprometeu a produtividade, que deve ser 15% menor nesta safra em comparação a anterior.

 
Conforme os dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no último levantamento de safra, a colheita na safra 2010/2011 está estimada em 3.176,8 mil toneladas de algodão em caroço. Em pluma, a previsão é de 1.238,8 mil toneladas, contra 1.213,7 mil toneladas da safra 2008/2009 estabelecendo incrementos de 2,1%, na oferta brasileira da fibra.


 

Fonte:
Ministério da Agricultura

 

 

Saiba mais sobre clima no Portal Brasil.



10/08/2010 00:31


Artigos Relacionados


Assentamento se destaca na produção de algodão colorido

Seminário discute produção agroecológica do algodão

Ministério regulamenta produção de roupas e tecidos orgânicos de algodão

Produção de Algodão pode ser recorde na safra 2010/2011

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PESQUISAS DA EMBRAPA PARA PRODUÇÃO DE ALGODÃO

COMPETIÇÃO DESLEAL DESESTIMULA PRODUÇÃO NACIONAL DE ALGODÃO, DENUNCIA SENADOR