CMA adia votação de requerimento para audiência com Gabrielli e Cerveró



Foi adiada a votação, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de requerimentos propondo a realização de audiência pública com o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli e com Nelson Cerveró, ex-diretor financeiro da BR Distribuidora, para explicar a compra, pela estatal, da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Gabrielli era presidente da Petrobras à época da compra da refinaria e Cerveró é apontado como responsável por “parecer falho” que teria orientado o negócio, conforme declaração da presidente Dilma Rousseff.

Enquanto os senadores pelo PSDB Cyro Miranda (GO) e Flexa Ribeiro (PA) pediam a aprovação dos requerimentos na reunião desta terça-feira (8), os senadores Ivo Cassol (PP-RO), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Jorge Viana (PT-AC) e Cidinho Santos (PR-MT) solicitaram o adiamento da votação até que o Senado chegue a uma decisão sobre a criação da CPI da Petrobras.

O Plenário deve decidir esta semana, após ouvir a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), se a CPI tratará da compra da refinaria e de suposto pagamento de propina a dirigentes da Petrobras, ou se incluirá investigações sobre denúncias de irregularidades em contratos dos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e na construção do Porto de Suape, em Pernambuco.

Os senadores que pediram o adiamento da votação do requerimento na CMA argumentam que, com a criação da CPI, Gabrielli e Cerveró serão chamados a dar explicações e o debate na comissão seria redundante.

Na última semana, a comissão aprovou convite ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e à presidente da Petrobras, Graça Foster, para explicar o caso, mas também esse debate está suspenso, à espera da decisão sobre a criação da CPI.



08/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ adia votação de requerimento que abre sigilo fiscal de Eduardo Jorge

Requerimento do líder do governo adia votação do projeto sobre parcerias público-privadas

Senadores adiam votação de requerimento para audiência sobre setor elétrico

Realização de audiência pública adia votação da PEC da Música

Audiência adia votação de projeto que criminaliza a homofobia

Subcomissão adia votação de audiência sobre resíduos sólidos