CMA aprova exigência de papel reciclado em livros didáticos



Projeto de lei que fixa percentuais mínimos de papel reciclado nacional em livros didáticos distribuídos pelo governo (PLS 612/2007) foi aprovado nesta terça-feira (2) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A proposta segue, agora, para análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto foi apresentado em 2007, pelo então senador Renato Casagrande (PSB), hoje governador do Espírito Santo. Já o texto aprovado pela CMA nesta terça contém modificações feitas pelo relator da matéria, senador Cícero Lucena (PSDB-PB). Um dos objetivos dessas alterações foi adaptar os prazos originais, que previa a implementação das medidas até 2011.

Na época em que apresentou o projeto, Casagrande argumentou que a proposta cumpriria dupla função: do ponto de vista da reciclagem e da proteção ambiental, seria capaz de gerar mais mercado para uma matéria-prima ecologicamente “correta”; do ponto de vista da educação para o consumo e da educação ambiental, colocaria alunos em fase de formação de referências e padrões culturais de consumo em contato com material proveniente de práticas ambientais e de consumo “corretas”.

Os livros que teriam de utilizar papel reciclado são os que integram quatro programas do Ministério da Educação: o Programa Nacional do Livro Didático, o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos e o Programa Nacional Biblioteca da Escola.

De acordo com as alterações promovidas por Cícero Lucena, esses livros teriam de obedecer aos seguintes critérios: conter papel com fibras não recicladas, de origem nacional, com certificação florestal outorgada por terceira parte independente, acreditada em pelo menos um dos sistemas de certificação reconhecidos internacionalmente e no Brasil, em proporção de, no máximo, 80%; e conter papel de origem nacional, com 20%, no mínimo, de fibras originárias de material reciclado dos tipos pré-consumo e pós-consumo.



02/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Uso de papel reciclado em livros didáticos está na pauta da CMA

Livros distribuídos pelo MEC poderão ser impressos em papel reciclado

Livros distribuídos pelo governo poderão ser impressos em papel reciclado

Laboratório do IPT estuda a reutilização do papel de livros didáticos

Projeto incentiva maior uso de papel reciclado

CMA examina obrigatoriedade de uso de papel reciclado em material didático do MEC