CMA e CDH ouvem na terça-feira envolvidos no caso Bancoop



As Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Direitos Humanos (CDH) reúnem-se nesta terça-feira (30), às 11h30, para ouvir os principais envolvidos em irregularidades na Cooperativa dos Bancários ( Bancoop ). O objetivo é esclarecer as aplicações irregulares de recursos nos fundos de pensão da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social) na Bancoop, com graves prejuízos aos cooperados.

Foi convidado o ex-presidente da Bancoop e atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que está sob investigação do Ministério Público de São Paulo por supostamente ter desviado recursos da cooperativa para campanhas do PT. Ele também é acusado de cobrar propina de empresários interessados em se associar a fundos de empresas estatais.

Também está convidado o promotor encarregado do caso, José Carlos Blat, e Lúcio Bolonha Funaro, corretor de câmbio, envolvido no escândalo do "mensalão" e que recebeu o benefício da delação premiada, após ter denunciado o envolvimento do deputado Valdemar Costa Neto no caso. Ele teria dado informações também sobre envolvimento de Vaccari com as operações de "caixa dois" do PT. Outro convidado é Pedro Dallari, advogado da Bancoop.

Durante a semana, a base governista trabalhou para evitar o comparecimento deles à CPI das ONGs, para a qual foram convocados e não convidados. O presidente da comissão Heráclito Fortes (DEM-PI) acabou cedendo à pressão governista, que inicialmente foi forte a ponto de o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), ter ameaçado de anulação a ata da reunião em que foram aprovados os requerimentos convidando-os a depor. Heráclito classificou esta medida como o fim do processo legislativo.

Na CMA, o requerimento é de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e na CDH, do senador Papaléo Paes (PSDB-AP).



25/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissões do Senado ouvem envolvidos no caso Bancoop

Envolvidos no caso Bancoop falam aos senadores na próxima terça

Envolvidos no caso Bancoop serão ouvidos na terça pela CPI das ONGs

Senadores ouvem nesta terça-feira embaixador do Brasil no Equador

Comissão pretende divulgar nome de envolvidos na tarde desta terça-feira

Depoentes do caso Bancoop não comparecem à CPI das ONGs