CMA é favorável a projeto que prioriza compra de papel reciclado em licitações



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou nesta terça-feira (12) parecer favorável a projeto de lei que determina que o Poder Público priorize a compra de papel reciclado em suas licitações. A proposta segue para exame e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

Pelo projeto (PLS 112/08), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), a administração pública direta e indireta deverá comprar, prioritariamente, materiais de expediente confeccionados em papel reciclado, desde que a quantidade e a qualidade (ou seja, as especificações técnicas) necessárias estejam disponíveis no mercado.

O relator ad hoc, senador César Borges (PR-BA), leu nesta terça-feira o parecer favorável elaborado pelo senador Flávio Arns (PT-PR) - relator original da matéria. No texto, afirma-se que o poder do Estado é suficientemente grande para estabelecer um novo padrão de demanda no mercado de forma a tornar comercialmente interessante para as empresas a oferta de papel reciclado, uma vez que as compras governamentais movimentariam, anualmente, cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

O projeto especifica que a determinação não se aplica a livros, periódicos e similares adquiridos ou produzidos pela administração pública.

A CMA aprovou ainda uma indicação para a elaboração de um estudo de medidas legislativas que visem à redução dos impactos da ação humana sobre o meio ambiente. Esse documento deverá ser produzido em conjunto pela Subcomissão Permanente de Aquecimento Global e pela Subcomissão Temporária sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Ao encerrar a reunião, o presidente da CMA, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), anunciou que a Subcomissão Temporária sobre o Fórum das Águas das Américas e sobre o Fórum Mundial da Água reúne-se na próxima semana. Na pauta, a definição dos temas que o Brasil levará para um dos debates preparatórios do 5º Fórum Mundial da Água. Essa discussão preliminar, que terá como tema "Água e Clima", acontecerá entre os dias 8 e 11 de setembro, em Montevidéu. A subcomissão é presidida pela senadora Marina Silva (PT-AC).



12/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Paim altera Lei das Licitações para dar prioridade ao papel reciclado

Projeto incentiva maior uso de papel reciclado

Paim comemora aprovação de projeto sobre papel reciclado

CMA vota projeto que dá preferência a papel reciclado nas compras governamentais

Projeto que incentiva governo a usar papel reciclado está pronto para exame na CCJ

Projeto que autoriza uso do FGTS na compra de lotes urbanizados tem parecer favorável