CMA pedirá ao TCU resultado de auditoria sobre prejuízo de R$ 78 milhões com vacinas



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) quer conhecer as conclusões de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a perda antecipada da validade de 6,5 milhões de doses de vacinas contra a gripe suína (influenza H1N1) adquiridas pelo governo. O pedido para envio do relatório foi aprovado nesta terça-feira (20), conforme requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A informação é de que o prejuízo com a perda das vacinas antes do prazo foi da ordem de R$ 78 milhões.

Conforme o requerimento, o TCU informa que o governo encomendou as vacinas em 2010, para combater a pandemia da doença, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu a validade dos lotes de um ano para seis meses, a partir da data da fabricação. O ato decorreu de determinação da Agência Canadense de Saúde, sede da indústria farmacêutica fornecedora, a GlaxoSmithKline (GSK).

Vacinas veterinárias

Entre os requerimentos aprovados no dia, está uma proposição para a realização de audiência pública com a finalidade de debater o aumento dos preços das vacinas veterinárias no país. Proposto pelo presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), o requerimento sugere convite, entre outros nomes, ao presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Serão ainda convidados representantes de laboratórios e de entidades da classe rural.

Outras duas audiências foram aprovadas por sugestão de Rodrigo Rollemberg, uma delas para ser em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para debater a posição do governo brasileiro no G20, das 20 maiores economias do mundo, quanto a aspectos econômicos, ambientais e climáticos. Entre outros, serão convidados os ministros da Fazenda e das Relações Exteriores. A segunda tem por finalidade debater aspectos de conservação e preservação do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões.

Ainda nesta terça-feira, os senadores aprovaram proposta de audiência sugerida pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) para instruir projeto (PLS 258/09) que altera a categoria da Unidade de Conservação da Reserva Biológica da Serra do Cachimbo.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



20/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA pedirá ao TCU auditoria sobre criação e ampliação de reservas extrativistas na Bahia

CFC DECIDE SE PEDIRÁ AUDITORIA NA BBTUR

Senado pedirá ao TCU auditoria nos números da Seguridade Social

CRE vota resultado de auditoria em embaixadas brasileiras

REQUIÃO QUER CONHECER RESULTADO DE AUDITORIA DO TCU

Fernando Collor manda procurador-geral 'calar a boca' e esperar resultado de auditoria do TCU