CMA pode aprovar regras para aposentadoria especial de pescador
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) pode aprovar, nesta terça-feira (1º), regras para a concessão de aposentadoria especial a pescadores e trabalhadores de atividades afins. A categoria também deverá ser beneficiada com a contagem do período de defeso como tempo de contribuição previdenciária.
Essas medidas de proteção constam de dois projetos de lei (PLS 150 e 152, de 2013) do senador Paulo Paim, consolidados em substitutivo pela senadora Ana Rita (PT-ES). Depois de passarem pela CMA, seguirão para votação, em decisão terminativa, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O substitutivo reconhece o período de defeso na pesca – interrupção da atividade para proteção da fauna marinha, fluvial e lacustre – como tempo efetivo de contribuição para concessão de benefícios previdenciários. E também assegura que não será contabilizado no cálculo do valor do salário de benefício.
Para averbar o período de defeso como tempo de contribuição, o trabalhador deverá apresentar – segundo a proposta - um simples requerimento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprovando sua inscrição no Registro Geral da Pesca. E, no tempo em que ficar afastado da atividade, receberá o salário defeso, no valor do piso salarial da categoria.
Ao contrário do PLS 150/2013, o substitutivo não fixou o prazo de contribuição para o pescador ter direito a aposentadoria especial em 25 anos. Mas cuidou de dispensar a categoria de comprovar –ao reivindicar o benefício junto ao INSS - o tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante o período mínimo fixado.
O substitutivo às duas propostas de Paim deixou claro que o segurado que exercer outra atividade profissional no período de defeso não será excluído do Registro Geral da Pesca.
A reunião será realizada na sala 6 da Ala Senador Nilo Coelho.
27/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pescador poderá ter aposentadoria especial
Proposta de Paim consolida regras para concessão de aposentadoria especial
CCJ pode aprovar novas regras para suplentes de senadores
Aposentadoria especial para pessoas com deficiência pode ser aprovada, diz Lindbergh
Paim quer incluir aposentadoria especial dos professores nas regras de transição
Saiba quem pode requerer aposentadoria especial