CMA quer alterar Código de Defesa do Consumidor para favorecer clientes antigos



A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) reúne-se nesta terça-feira (20), a partir das 11h30, e deve analisar projeto de lei da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) que altera o Código de Defesa do Consumidor. A proposta (PLS 45/06) determina que as condições oferecidas para adesão de novos consumidores, no fornecimento de bens e serviços executados de forma contínua, sejam estendidas aos contratos que já estejam em vigor.

- Nos serviços de TV por assinatura e no serviço de acesso à Internet, são muito usuais promoções em condições bastante vantajosas para atrair novos consumidores, a preços inferiores aos cobrados dos atuais clientes - justifica a senadora.

Na mesma reunião, os senadores também deverão analisar a proposta de fiscalização e controle (PFS) 6/05 e aprovar um plano de trabalho para essa representação, feita por Brazuca Auto Posto contra a Petrobras Distribuidora. A Brazuca acusa a Petrobras de negligência no cumprimento de obrigações contratuais referentes a ensaios de estanqueidade (sistemas destinados à medição e à detecção de vazamentos de combustíveis) e à manutenção dos tanques de armazenagem de combustível, o que teria acarretado a ocorrência de vazamentos com repercussões para o meio ambiente e a saúde da população vizinha ao Posto Brazuca. Na representação, o posto destaca que situações semelhantesespalham-se por vários estados brasileiros.

O relator da proposta, senador Luiz Otávio (PMDB-PA), sugeriu um plano de trabalho pelo qual o Tribunal de Contas da União (TCU) deve realizar auditorias e investigar as denúncias sobre as deficiências na manutenção de instalações e equipamentos sob responsabilidade da Petrobras em postos revendedores de combustíveis fornecidos pela empresa, em todo o território nacional.

Os parlamentares também devem ler o aviso nº 32/02 encaminhado pelo TCU sobre o número de fiscalizações em obras públicas inacabadas registradas a partir do trabalho de comissão parlamentar de inquérito instalada na Câmara em 2001 para investigar essa questão. O relatório mostra, por exemplo, que o número de fiscalizações entre 1997 e 2005 aumentou mais de quatro vezes.



16/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA quer acompanhar trabalho de atualização do Código de Defesa do Consumidor

Rollemberg quer integração entre CMA e comissão de juristas que trata do Código de Defesa do Consumidor

Loja pode ser multada se não deixar exemplar do Código do Consumidor acessível aos clientes

Senadores de Mato Grosso querem alterar rodovias para favorecer o desenvolvimento no estado

Consumidor: Código de Defesa do Consumidor completa dez anos de vigência

Código de Defesa do Consumidor foi revolução para o Brasil, diz Nabor