CMA vai receber propostas sobre mudanças nas concessões em aeroportos até 30 de julho



Ao encerrar audiência pública sobre as concessões de áreas comerciais nos aeroportos brasileiros, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), estabeleceu 30 de julho como prazo para a apresentação de sugestões por parte do setor privado e do Poder Executivo para mudanças na legislação do setor.

Em resposta a questionamentos dos senadores Gim Argello (PTB-DF), que propôs a audiência, e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro-do-ar Jorge Godinho Barreto Alves, afirmou que, até meados de julho, a pasta deverá concluir proposta de regulamentação temporária do setor. Esse trabalho, acrescentou, já está em fase de consulta ao setor privado.

Gim Argello defendeu a ampliação do prazo de utilização das áreas pelos concessionários dos atuais cinco anos para dez anos. O parlamentar argumentou que, depois de cinco anos, os concessionários já fizeram pesados investimentos nos pontos a eles concedidos e, por isso, deveriam ter preferência no uso da área comercial.

Ao responder a pergunta de Flexa Ribeiro sobre privatização dos aeroportos, o diretor-comercial da Infraero, Carlos Alberto Martins de Souza, afirmou que o objetivo da empresa é a flexibilização, a exemplo do que faz a Petrobras, não a total privatização dos terminais. Conforme acrescentou, a receita da Infraero, que é uma empresa pública, com aeroportos como Viracopos (Campinas-SP), representa 30% da arrecadação do sistema e permite a sustentação de aeroportos não tão rentáveis, como os de Altamira (PA) e Bagé (RS), por exemplo.

- A Infraero tem a missão da integração nacional. A sustentação econômica desse sistema depende do conjunto: as jóias da coroa são Guarulhos e Viracopos, que permitem a maior receita operacional aeroportuária do Brasil - declarou o representante da Infraero.



17/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE analisa propostas sobre mudanças climáticas

Concessões de aeroportos serão debatidas em audiência pública

Concessões vão manter aeroportos em condição de operar até 2041, diz Dilma

Concessões para aeroportos valorizarão Infraero, diz presidenta Dilma

RELATOR QUER OUVIR OPINIÕES DE DELFIM SOBRE PROPOSTAS DE MUDANÇAS

RELATOR QUER OUVIR OPINIÕES DE DELFIM SOBRE PROPOSTAS DE MUDANÇAS