CMO retoma nesta tarde análise dos três últimos relatórios setoriais do Orçamento de 2008



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) reúne-se nesta terça-feira (12), a partir das 14h30, para discutir e votar três relatórios setoriais do projeto orçamentário para 2008. Os documentos tratam das despesas da área de Infra-Estrutura, elaborado pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO); de Fazenda, Desenvolvimento e Turismo, preparado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); e de Integração Nacional e Meio Ambiente, que foi confeccionado pelo deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A CMO já havia aprovado sete relatórios setoriais quando teve suas atividades suspensas, em dezembro do ano passado, a fim de permitir redefinições sobre os gastos orçamentários visando compensar a queda de receita causada pela rejeição da proposta de emenda à Constituição que assegurava a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Operações Financeiras (CPMF). Após concluir a votação dos relatórios setoriais, a comissão vai se concentrar no exame do relatório final do Orçamento, que deve ser entregue na próxima segunda-feira (18) pelo relator-geral, José Pimentel (PT-CE).

Pimentel vai formalizar no relatório os cortes de despesas, negociadas com os três Poderes e o Ministério Público. Nas decisões, contarão também subsídios da última reestimativa da arrecadação para 2008, divulgadas neta segunda-feira (11) pelo senador Francisco Dorneles (PPP-RJ), relator do Comitê de Receitas. A previsão da arrecadação cresceu, mas ainda assim as avaliações divulgadas na imprensa indicam que o corte de gastos deve ficar entre R$ 12 bilhões e R$ 18 bilhões.

Relatórios

Quando os trabalhos da CMO foram suspensos, o relatório de Integração Nacional e Meio Ambiente já estava com seu texto básico aprovado, faltando apenas o exame dos destaques apresentados pelos parlamentares. Os outros dois textos ainda estão para ser totalmente analisados e votados.

O presidente da CMO, senador José Maranhão (PMDB-PB), espera que o projeto do Orçamento esteja com sua votação concluída pelo Congresso até o fim de fevereiro. No início de março, o colegiado terá sua composição renovada, o que poderia acarretar novos atrasos para o fechamento da votação.



12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Análise dos relatórios setoriais do orçamento começa nesta quarta-feira

CMO retoma análise de relatórios setoriais da LOA para 2014

Comissão de Orçamento aprova últimos relatórios setoriais

CMO tenta concluir leitura dos dois últimos relatórios setoriais do Orçamento de 2012

CMO se reúne para análise dos relatórios setoriais do Orçamento e do PPA 2012-2015

CMO vota três primeiros relatórios setoriais do Orçamento 2012