CNI cobra compromisso fiscal mais rigoroso do governo



A Confederação Nacional da Indústria (CNI) espera do governo uma “manifestação mais explícita e um compromisso fiscal mais rigoroso em relação às metas e o papel da política fiscal no combate à inflação”, destacou nesta sexta-feira (15) o economista chefe da instituição Flávio Castelo Branco ao comentar as novas projeções do setor para a economia. 

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou, nesta sexta-feira (5), o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias com os parâmetros que irão nortear a elaboração do Orçamento da União de 2012. 

Na avaliação de Castelo Branco, outro fator responsável pela inflação é o preço dos produtos agrícolas básicos, que tem sido elevado, principalmente, nos países asiáticos. Segundo ele, a alta desses produtos melhora o resultado da balança comercial brasileira, mas, por outro lado, encarece internamente o valor dos alimentos. 

O emprego no setor industrial também merece atenção devido à influência de fatores externos. Segundo o economista, a alta de preço dos produtos básicos, os juros altos da economia brasileira e os dólares que são atraídos por essas taxas podem ter consequências no emprego industrial. 

“A valorização do câmbio, em função da alta de juros e do cenário dos preços de produtos básicos elevados, faz com que a competitividade dos produtos manufaturados seja prejudicada com certa moderação do emprego na indústria”, disse. 

O consumo das famílias brasileiras, na avaliação de Castelo Branco, decairá com a inflação e a redução no volume de crédito, mas mesmo assim se manterá positivo. “Com menos crédito e com crédito mais caro, obviamente a capacidade de financiamento das famílias cairá. Além disso, tem a inflação em alta, que corrói os rendimentos. Ainda assim, o cenário é positivo. Embora, menor do que em 2010”, disse. 

 

Fonte:
Agência Brasil



15/04/2011 16:25


Artigos Relacionados


Governo está mais rigoroso na fiscalização de obras em rodovias, afirma Dilma

MOREIRA MENDES COBRA COMPROMISSO INTERNACIONAL DO GOVERNO FEDERAL

Ideli lembra compromisso do governo com estabilidade fiscal para justificar aumento do mínimo

Dornelles cobra posição do governo sobre lei americana criada para evitar evasão fiscal

Uso e prescrição de medicamentos à base de Talidomida será mais rigoroso

Tempo de cumprimento de pena para progressão poderá ser mais rigoroso