MOREIRA MENDES COBRA COMPROMISSO INTERNACIONAL DO GOVERNO FEDERAL



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) cobrou o cumprimento de acordos firmados entre o Brasil e a Bolívia, que incluem a construção de pontes entre os dois países. De acordo com o senador, desde 1966 está prevista a construção de pontes sobre o rio Mamoré, ligando Guajará Mirim e Guayaramerín. Além disso, haveria pontes já iniciadas e não concluídas, sobre os rios Ribeirão e Araras. As obras complementariam a rodovia Porto Velho - Guajará Mirim e poderiam diminuir em até US$ 60 por tonelada o preço do frete na região.
Moreira esteve recentemente em La Paz, capital da Bolívia, por ocasião da apresentação oficial do projeto de licitação do corredor Oeste-Norte. "O evento tratou da licitação para concessão de exploração mediante pavimentação de importante via que ligará a cidade boliviana de Guayaramerín, fronteira com o Brasil, a La Paz e, dali, para importantes portos do Chile e Peru, no Pacífico", explicou.
O senador ressaltou a importância do projeto para o aquecimento da economia do estado de Rondônia, pois se a estrada já estivesse pavimentada, a distância entre as áreas produtoras e os portos do Pacífico seria de apenas 1,6 mil quilômetros. A distância entre os mesmos centros produtores e os portos de Santos ou Paranaguá é de aproximadamente 3 mil quilômetros.

17/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES COBRA APOIO FEDERAL PARA A UNIVERSIDADE DE RONDÔNIA

Moreira Mendes cobra medidas de socorro à aviação civil

Moreira Mendes cobra a elaboração de leis que garantam emancipação de distritos

Moreira Mendes cobra novamente votação de MP que altera Código Florestal

MOREIRA MENDES: GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL VÃO DAR LUZ A RONDÔNIA

Moreira Mendes quer RO-399 incluída em plano viário federal