Cobrança antecipada de mensalidade pode ser proibida



Em reunião ordinária agendada para 29 de novembro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examinará o projeto de lei (PLC 57/2009) que altera o Código de Defesa do Consumidor proibindo a cobrança adiantada de mensalidade referente a serviço a ser prestado.

Segundo o projeto, do deputado Celso Russomanno, "cobrar adiantado do consumidor valor referente a mensalidade do serviço a ser prestado, seja o contrato de prazo certo ou de prestação continuada" passa a ser considerado "prática abusiva" segundo o Código do Consumidor (Lei 8.078/90).

Em seu relatório, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) salienta que a legislação atual não proíbe cobranças antecipadas, o que deixa a cargo do consumidor examinar a idoneidade do fornecedor. O relatório também destaca o grande número de reclamações de consumidores lesados por planos de saúde, escolas e operadoras de TV por assinatura.

O projeto, que seria apreciado na reunião da CAE de 22 de novembro, foi retirado da pauta a pedido do relator. Depois da CAE, a matéria será apreciada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa.

Vazamento de petróleo

A CAE também deve votar requerimento de audiência pública com especialistas em petróleo para debater o vazamento ocorrido no Campo do Frade, na Bacia de Campos, e seus impactos ambientais e econômicos, além de tratar da falta de preparo do Brasil para evitar e conter tais acidentes. O requerimento foi apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS).

A senadora propõe que sejam convidados para a audiência Haroldo Lima, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Carlos Minc, secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, e representantes da Marinha do Brasil, da empresa Chevron e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

IPI

Também volta à pauta da CAE, para ser examinado em decisão terminativa, o projeto de lei (PLS 60/2011) que retira o valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da base de cálculo da comissão devida ao representante comercial autônomo - assim reduzindo o valor a ser pago. A matéria, originalmente agendada para a reunião de 22 de novembro, teve sua apreciação adiada. O voto do relator, senador José Agripino (DEM-RN), recomenda a aprovação do projeto, de autoria do senador João Vicente Claudino (PTB-PI).



25/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE pode decidir sobre vedação da cobrança antecipada de mensalidade de serviço

Proibição de cobrança antecipada de mensalidade de serviço está na pauta da CAE

Proibição da cobrança de matrícula como 'mensalidade adicional' deve ser confirmada pela CE

Cobrança de taxa de administração em financiamento imobiliário deverá ser proibida

Cobrança de expedição de certidões por prestador de serviço poderá ser proibida

Proibida a cobrança de tarifa por serviço de saneamento básico não prestado