Cobrança de taxa de administração em financiamento imobiliário deverá ser proibida
Os agentes financeiros poderão ficar impedidos de cobrar dos mutuários taxas de administração nos contratos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A medida é prevista em projeto de lei (PLS 129/2006), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que deverá entrar na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) neste semestre.
De acordo com Paim, os valores cobrados pelos agentes financeiros, a título de ressarcimento de custos de administração de contratos de financiamentos, chegam a representar em alguns casos quase a metade da mensalidade devida.
Para o parlamentar, "não é justo que recursos baratos, obtidos da caderneta de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para uma finalidade de cunho estritamente social, sejam canalizados para engordar ainda mais os lucros dos bancos".
O relator da matéria na CAE, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que a proposta "reveste-se de grande mérito e contribui para reduzir o ônus imposto aos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação".
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA); e de Assuntos Sociais (CAS), esta em decisão terminativa.
28/01/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exclusão da taxa de administração do cálculo do financiamento habitacional é sugerida por Paim
Cobrança antecipada de mensalidade pode ser proibida
Cobrança de expedição de certidões por prestador de serviço poderá ser proibida
Proibida a cobrança de tarifa por serviço de saneamento básico não prestado
Cobrança de ligação refeita por queda de chamada em celular poderá ser proibida
Cobrança indevida de IR sobre salário pago com atraso é proibida pelo Senado