Coletivo retrata memória do povo negro brasileiro
Espetáculo teatral "Movimento nº 1" entra em cartaz no Tusp nesta quarta, 19
A recriação do imaginário do negro brasileiro é um dos pilares do trabalho do Coletivo Negro, em cartaz no Tusp a partir desta quarta-feira (19) com o espetáculo teatral Movimento nº 1. Quatro personagens apresentam ao público memórias que povoam o imaginário do negro brasileiro.
A inspiração veio da necessidade de aprofundar as relações entre as narrativas pessoais e o modo de representar e refletir a história. O trabalho baseou-se em fotografias de família, cartas, poemas, receitas de avós, simpatias, estudos sobre o teatro experimental do negro, leituras de autores africanos como Luis Bernardo Honwana e Mia Couto e viagens a comunidades quilombolas.
A montagem - em disposição espacial circular - coloca todos os participantes no mesmo plano, o que remete às antigas tradições africanas dos contadores de histórias. A música ao vivo, mistura sonoridades antigas e modernas, que fazem o cruzamento entre o passado narrado e o presente da cena.
Formado por atores negros oriundos da Escola Livre de Teatro de Santo André e da Escola de Arte Dramática da USP, o coletivo realizou vários workshops no espaço de ensaio Tendal da Lapa, sobre temas ligados à cultura negra, como: história e tradição oral, usos e costumes (alimentação e vestuário), produção musical e religião.
SERVIÇO
Tusp - Teatro da USP
Rua Maria Antônia, 294, Consolação - São Paulo
Telefone (11) 3123-5233
Quartas e quintas, às 21 horas
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Classificação: 14 anos
Até 29 de novembro
Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial
09/16/2012
Artigos Relacionados
Centro de Memória retrata evolução do Corpo de Bombeiros
CDH debate questões relativas ao povo negro
CDH debate questões relativas ao povo negro
Questões relativas ao povo negro continuam em debate na CDH
CDH divulga ciclo de debates sobre questões relativas ao povo negro
Espetáculo do Projeto Guri retrata universo afro-brasileiro