Collor alerta para risco de grave crise entre os três poderes
O senador Fernando Collor (PTB-AL) manifestou novamente em plenário, nesta terça-feira (21), sua preocupação com possibilidade de instalação de uma grave crise institucional entre os poderes da República brasileira.
Para o parlamentar, tal cenário de distonia entre as três instâncias de poder no país pode ocorrer em razão de um paradoxo de credibilidade versus legitimidade, relativo aos poderes republicanos.
Comentando as últimas críticas que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, fez ao Congresso Nacional, Collor as considerou como um claro indício da situação de esfacelamento institucional existente no Brasil. Barbosa disse, durante uma palestra ministrada ontem numa faculdade privada do DF, que os partidos são de "mentirinha" e que atualmente o Congresso é "inteiramente dominado" pelo Executivo.
– As recentes declarações públicas do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, com críticas diretamente jocosas ao Poder Legislativo e aos partidos políticos, afrontam a Lei Maior do país – disse Collor.
O senador tomou ainda como mais graves as críticas de Joaquim Barbosa por se tratar não apenas de um simples membro do Poder Judiciário, mas de um ministro que ocupa a presidência da Suprema Corte.
Na avaliação de Collor, não são pequenas as chances de que “momentos de insubordinação com a vida pública”, como o protagonizado pelo ministro Joaquim Barbosa, resultem em um período de autoritarismo na vida política do país.
21/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fernando Collor alerta para desequilíbrio entre os Poderes da República
Paim alerta para risco de conflito entre poderes se PEC paralela não for aprovada
Lúcia Vânia alerta para grave crise na produção de milho
Mozarildo alerta para grave crise fundiária e de segurança pública na Região Norte
Collor manifesta preocupação com equilíbrio entre os poderes e legitimidade das instituições públicas
Mauro Miranda alerta para risco de crise cambial