Collor anuncia aprovação pela ONU de realização da Rio + 20



O senador Fernando Collor (PTB-AL) anunciou em Plenário, nesta terça-feira (2), a aprovação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), do pedido de realização no Brasil, em 2012, da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 2020). Formalizada em março de 2007 pela Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas - quando ele, Collor, presidia o colegiado - , o evento será, de acordo com ele, uma oportunidade de rever metas estabelecidas na conferência Rio-92, como a carta de compromissos conhecida como "Agenda 21".

Collor, que era presidente da República quando da realização da Rio-92, avaliou a conferência como um dos mais importantes eventos já realizados sobre os problemas ambientais que ameaçam a sobrevivência da espécie humana. Ele frisou que participaram do encontro 175 chefes de Estado, com suas respectivas delegações.

- Foi lá que se consolidou, pela primeira vez, o conjunto completo de temas que, até hoje, guia a agenda internacional de negociações ambientais - observou.

Collor lembrou dos documentos que resultaram do evento, dentre os quais destacou a importância da chamada "Agenda 21" - "ao mesmo tempo o documento-base recomendado para a elaboração dos planos nacionais de preservação do meio ambiente, e o principal instrumento de avaliação do desempenho ambiental dos inúmeros governos signatários".

Em sua avaliação, a retomada daquelas discussões nesse momento justifica-se de diversas formas.

- Destaco a necessidade de proceder ao balanço vintenário pormenorizado das realizações da "Agenda 21", nos diversos países, e a oportunidade de operar a adequada transição do Protocolo de Quioto, cuja vigência se extinguirá justamente em 2012, o ano da Rio + 20 - disse.

Collor destacou que a proposta recebeu apoio integral do governo brasileiro desde sua apresentação, e agradeceu especialmente o apoio do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e dopresidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abraçou a ideia na Cúpula do Clima, realizada em dezembro último, na Dinamarca.

Homenagem

Fernando Collor apresentou, ainda nesta terça-feira, requerimento para realização, no dia 7 de maio, de sessão especial de homenagem ao centenário de nascimento do ex-senador alagoano Rui Soares Palmeira.

De acordo com Collor, a trajetória do ex-senador, especialmente durante a luta pela redemocratização nos anos 40, o coloca "entre as personalidades mais expressivas da política alagoana".

Além de Collor, assinaram o requerimento os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), João Tenório (PSDB-AL), Jayme Campos (DEM-MT), Romeu Tuma (PTB-SP) e Gim Argelo (PTB-DF).



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fernando Collor anuncia aprovação de sua candidatura a governador pelo TRE de Alagoas

Fernando Collor registra realização de painel de debates sobre Mercosul

Collor anuncia representação contra Gurgel

Aprovação de MP pode melhorar posição do Brasil em 'ranking' de portos, afirma Collor

Collor anuncia série de audiências para discutir pré-sal

Ideli Salvatti comemora aprovação de projeto que favorece servidores demitidos no governo Collor