Fernando Collor registra realização de painel de debates sobre Mercosul




O senador Fernando Collor (PTB-AL), em discurso nesta quarta-feira (25), registrou a realização do sexto painel do ciclo sobre os rumos da política externa brasileira em 2011 e 2012. Especialistas debateram com os parlamentares o Mercosul e os 20 anos do Tratado de Assunção, o cenário no entorno da América do Sul, a criação da rodovia interoceânica e a relação comercial do Brasil com Peru e Bolívia, que são países associados ao Mercosul.

Segundo o senador, para o embaixador Rubens Barbosa, um dos expositores, o Mercosul vive uma crise institucional e o Tratado de Assunção, voltado inicialmente para a integração econômica e comercial, tem hoje ênfase nos aspectos políticos e sociais. O embaixador disse ainda que alguns problemas que têm contribuído para o esvaziamento do Mercosul, no contexto da integração regional e da globalização. Ele se referiu ao descumprimento das regras do citado Tratado; à crescente presença de produtos industriais da China na região; às restrições unilaterais adotadas pela Argentina; às medidas (de retaliação) tomadas pelo Brasil e à falta de acordos significativos na sua agenda externa.

Fernando Collor informou que Roberto Teixeira da Costa, empresário e conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), defendeu a "diplomacia empresarial" para resolver a falta de entrosamento entre Brasil e Argentina, e destacou que a desestabilização argentina seria prejudicial ao Brasil.

O economista José Tavares de Araújo Junior, representante do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), explicou Fernando Collor, defendeu o fim do compromisso do Brasil com a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, que considera muito protecionista, e a adoção unilateral, pelo país, de uma segunda abertura comercial.

Do encontro também participaram a professora Maria Cláudia Drummond, da Consultoria Legislativa do Senado e o professor José Flávio Sombra Saraiva, da Universidade de Brasília (UnB). Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, às 18h, realizaremos o sétimo painel deste ciclo de audiências, para debater o tema "A Influência da China e da Al-Qaeda na África Setentrional e Meridional".



25/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fernando Collor comunica que CRE fará ciclo de debates sobre política externa

Fernando Collor registra conferência em Paris sobre crise líbia

Fernando Collor registra notificação do procurador-geral da República

Zambiasi registra realização da primeira sessão do Parlamento do Mercosul

Painel sobre 'impeachment' de Collor será colocado no 'Túnel do Tempo'

Wellington Dias abre quinto painel de ciclo de debates sobre 'crack'