Collor diz que texto da Rio+20 precisa de reparos e ainda não há consenso
O senador Fernando Collor afirmou em discurso nesta quarta-feira (13), às vésperas do início da Rio+20, que o texto base da conferência apresenta baixo consenso, além da necessidade de reparos em parágrafos de extrema importância.
Um dos temas que já tem apresentado problemas, segundo o senador, é o princípio do não retrocesso – garantia de que nenhum novo tratado voltará atrás no estabelecido anteriormente. Presente no parágrafo 19 do texto base, o assunto tem sido motivo de resistência por parte de alguns países.
- Trata-se do único instrumento de que nós dispomos capaz de garantir a permanência dos compromissos assumidos originalmente. Por isso, é decepcionante verificar que há importantes países que se opõem ao texto do parágrafo 19 do documento recentemente apresentado – disse Collor.
O senador também lamentou a ausência, no evento, de representantes máximos de alguns países, como o primeiro-ministro David Cameron, do Reino Unido, e o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos. Collor considera isso uma forma de fugir dos debates.
- Destacado na trincheira dos retrógrados está o primeiro-ministro David Cameron, que, numa tosca justificativa para sua ausência na Rio+20, escuda-se numa ininteligível premissa de que o premier inglês não visita duas vezes o mesmo país em um ano. Ele está a fugir ao debate, o que é grave. O presidente Barack Obama, por sua vez, alegou compromissos de campanha para não comparecer à Conferência. Creio ser uma grave falta de visão de seus assessores políticos – criticou o senador.
Brasil
Fernando Collor disse acreditar que o Brasil avançou de forma simultânea em “três pilares do desenvolvimento sustentável”: ambiental, econômico e social. Para ele, há no país uma massa crítica comprometida para lutar pela causa ambiental.
- Certamente esse processo não foi sem divergência, mas contou com o salutar e democrático enfrentamento de ideias. A chama da causa do desenvolvimento sustentável foi revigorada na alma brasileira, com a certeza de que é preciso fazer mais: continuar na boa batalha – defendeu Collor.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fernando Collor: 'Constituição está consolidada, mas ainda precisa de regulamentação'
Senado buscará texto de consenso sobre terrorismo
CCJ aprova texto de consenso para Estatuto da Igualdade Racial
Paim diz que busca texto de consenso em projeto que criminaliza homofobia
Governo e oposição aprovam texto de consenso para rito das MPs
Heráclito apresenta Plano de Carreiras do Senado e diz que texto é proposta de consenso