Collor quer audiência para discutir impacto da qualidade da educação na economia brasileira



VEJA MAIS

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai realizar audiência pública para discutir o impacto de longo prazo da universalização da educação de qualidade, com foco na economia, na infraestrutura e no bem estar social.

Autor do requerimento, aprovado nesta quarta-feira (5), o presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), propôs ouvir especialistas sobre duas questões: qual a ameaça que o atual quadro de educação brasileira apresenta para o futuro da infraestrutura, da economia e da sociedade do Brasil? O que fazer para construir um vigoroso sistema educacional que sirva ao progresso econômico e social brasileiro ao longo deste século, qualificando o trabalho para os desafios que se apresentam?

Na justificação do requerimento, Collor diz que o conhecimento é o mais importante vetor do progresso, sendo fato reconhecido que a educação é um dos pilares mais valiosos da infraestrutura para a economia e para o bem estar da sociedade. Ele também afirma estar o Brasil entre os países com pior sistema educacional.

“Basta lembrar que temos o 6º PIB do mundo e estamos, de acordo com a UNESCO, em 88º lugar, do ponto de vista educacional, entre as nações. Se for possível crescer nestas frágeis condições educacionais, ficamos presos a um PIB primarizado, sem oferecer os bens de alta tecnologia que a economia demanda. Não há dúvida sobre as consequências deste grave quadro de deseducação sobre o futuro social e econômico” – diz ele no documento.

No seu requerimento, Collor sugere os seguintes nomes para debater o assunto: Ozires Silva, ex-ministro da Infraestrutura e atual reitor da UNIMONTE, Santos (SP);  Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau; Fernando Veloso, pesquisador em Desenvolvimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas; Naércio Aquino, professor titular e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Instituto de Ensino e Pesquisa, professor Associado da FEA-USP, consultor da Fundação Itaú Social e colunista do jornal Valor Econômico; e Marcelo Neri, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos.



05/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa audiência na CDH para discutir impacto de tributos na distribuição de renda

Bancos e indústrias avaliam impacto da crise japonesa na economia brasileira

Oposição reconhece: crise terá impacto menor na economia brasileira

Audiência pública na CDH vai discutir situação de demitidos no governo Collor

Comissão debate impacto da educação na economia, infraestrutura e bem-estar social

Audiência deverá discutir anistia a trabalhadores demitidos no governo Collor