Audiência deverá discutir anistia a trabalhadores demitidos no governo Collor



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) poderá realizar audiência pública conjunta com a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados com a finalidade de discutir a situação dos trabalhadores de empresas públicas que foram demitidos durante o governo Collor e posteriormente anistiados. A sugestão foi do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), durante reunião que teve, na manhã desta quinta-feira (6), com representantes dos anistiados. Os funcionários vieram reivindicar a reintegração imediata ao trabalho.

Anistiados que prestaram serviço em instituições como Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Companhia Vale do Rio Doce estão acampados em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para exigir sua reintegração ao trabalho. Eles pedem o cumprimento do decreto 6.077/07, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril deste ano, que determinou o retorno ao trabalho dos servidores demitidos pelo governo Collor e que já foram anistiados.

Paim prometeu aos anistiados apresentar requerimento pedindo a realização da audiência conjunta já na reunião da CDH da próxima quinta-feira (13).



06/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência pública na CDH vai discutir situação de demitidos no governo Collor

Comissão que examina anistia de demitidos no governo Collor é prorrogada por um ano

Dilma veta novo prazo para anistia de servidores demitidos no governo Collor

CCJ aprova emendas a projeto que reabre prazo para anistia de demitidos do governo Collor

Adiada decisão sobre reabertura de prazo para anistia de demitidos do Governo Collor

Trabalhadores demitidos no governo Collor e depois anistiados querem reintegração imediata