Com críticas às emendas de Magela, Arthur Virgílio avisa que PSDB vai pedir verificação de quórum para impedir a votação do Orçamento



Lamentando a situação, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comunicou, falando em nome da liderança, que seu partido deverá pedir verificação de quorum da sessão destinada à votação da proposta orçamentária para 2010. Ele disse que foi criado um clima de desconfiança entre as bancadas do governo e da oposição com relação a alguns pontos da peça orçamentária.

Ele disse que, após uma conversa com o deputado Geraldo Magela (PT-DF), relator do

Orçamento, o PSDB e também o DEM e o PP chegaram à conclusão de que não há como se fazer um acordo.

- Nós estranhamos algumas emendas na peça orçamentária, como a que direciona recursos para construção de obras para a Copa do Mundo de 2014. Este é o caso de uma emenda que dirige recursos para obras para a Copa no Piauí. Nós sabemos que o Piauí é um estado necessitado de recursos e nós podemos e devemos encaminhar recursos para lá. Mas não é dessa forma que vamos fazê-lo, pois todos sabem que o estado não sediará nenhum jogo - declarou Virgílio, afirmando ainda que, a pretexto da Copa, está também incluída no texto a construção de um santuário em Juazeiro do Norte (CE), em homenagem a Padre Cícero.

O senador informou que os 14 senadores do PSDB estão presentes ao Plenário da Câmara, onde se realiza a sessão do Congresso, apoiando sua decisão.

O pedido de quórum pode suscitar a derrubada da sessão caso não seja alcançado o número mínimo de parlamentares - deputados e senadores - necessários para a votação de matéria orçamentária.

Relator

Em seguida discursou o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF), relator-geral do Orçamento. Ele defende a aprovação do texto ainda nesta terça-feira (22). Dirigindo-se a Arthur Virgílio, Magela informou que precisou fazer quase duas mil emendas, ouvindo os demais integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO).

- Se necessário for, farei uma única emenda para anular todas as emendas de relator que apresentei, transferindo-as para as de bancada - propôs Magela.

Em resposta, Arthur Virgílio disse que não ter sentido clareza na proposta do relator.

- Quero votar o Orçamento. Não estou inventando nenhum pretexto. Trabalho com idéias. Não concordando com emendas de vossa excelência - disse o senador do PSDB, que recebeu apoio do senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), para quem o texto é "ilegítimo e equivocado", dado que as emendas de Magela, segundo ele, não poderiam ter sido inseridas no texto.

Magela, em seguida, encerrou o discurso, apelando por entendimento e dizendo-se aberto a qualquer das alternativas para garantir a aprovação do Orçamento.



22/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam anuncia que vai pedir verificação de quórum na votação da MP da regularização fundiária da Amazônia

Arthur Virgílio: PSDB não votará orçamento se emendas individuais não forem liberadas

Arthur Virgílio avisa que PSDB não concorda com novas alíquotas do Imposto de Renda

Arthur Virgílio diz que PSDB "fará o impossível" para impedir criação da TV do Executivo

PSDB vai pedir troca dos membros da CPI da Petrobras, diz Arthur Virgílio

Arthur Virgílio diz que PSDB está disposto a consenso para votar Orçamento