Com pauta trancada, Plenário segue sem votações
Com a pauta trancada pela Medida Provisória (MP) 585/2012, o Plenário do Senado não teve votações nesta quinta-feira (7). A MP, transformada no PLV 28/2012, depois de tramitar em comissão mista e na Câmara dos Deputados, liberou R$ 1,95 bilhão a estados e municípios exportadores para compensações pelas perdas de arrecadação geradas pela chamada Lei Kandir.
Segundo o relator da MP, deputado Vicente Cândido (PT-SP), o Ministério da Fazenda já transferiu os recursos para estados e municípios exportadores, em parcela única. O relator informou que o governo não exerceu a prerrogativa prevista na MP de descontar do valor da transferência eventuais dívidas vencidas e não pagas por estados e municípios.
Os deputados rejeitaram o parecer da comissão mista, que previa também a retroatividade de benefícios tributários para projetos de reforma ou construção de estádios destinados à Copa do Mundo de 2014, deixando o texto quase idêntico à MP original.
Entre os estados exportadores que mais receberam recursos por meio da MP estão Minas Gerais (24,8%), Mato Grosso (12,1%) e Pará (10%). O Distrito Federal não receberá este ano. O rateio é definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne os secretários estaduais da Fazenda.
07/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Copa do Mundo altera esquema de votações e pauta segue trancada por MPs
Pauta do Plenário segue trancada
Sem acordo, pauta do Plenário segue trancada
Sem acordo de líderes, pauta do Plenário segue trancada
Com pauta trancada por MPs, Plenário não tem votações
Pauta de votações no Plenário está trancada por 11 MPs