Com polêmica sobre Regimento, CCJ retoma discussão sobre fim do voto secreto no Legislativo



O fim do voto secreto em todas as deliberações do Poder Legislativo está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (18). “Em nome do consenso”, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) mudou seu relatório à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 43/2013) já aprovada pela Câmara dos Deputados, que previa o voto aberto amplo, e está propondo fim do voto secreto para cassações. O restante seria incluído em ‘PEC paralela’.

VEJA MAIS

Senadores descontentes defendem a manutenção do voto secreto nas deliberações sobre vetos presidenciais e indicação de autoridades, como embaixadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), esta última atribuição exclusiva do Senado.

Pedro Taques levou questão de ordem quanto à possibilidade regimental de o Senado desmembrar PEC originária da Câmara dos Deputados.

A PEC 43/2013 recebeu quatro emendas, apresentadas pelos senadores Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), Eduardo Lopes (PRB-RJ) e Ciro Nogueira (PP-PI), mas o relator rejeitou todas.

Mais informações a seguir



18/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Decisão do Senado deve prevalecer na polêmica sobre o voto secreto

Persiste indefinição sobre PECs que derrubam voto secreto no Legislativo

Áudio | Jucá apresenta projeto que acaba com voto secreto no Regimento Interno do Senado

Rejeitada proposta de fim do voto secreto no Legislativo

Polêmica sobre MP dos Portos força discussão imediata da matéria

'Povo quer o fim do voto secreto no Legislativo', afirma relator