Combate à dengue: ajuda da população é fundamental
Cuidados para evitar a transmissão devem ser diários, com medidas que comaçm dentro de casa
Combater o Aedes aegypti precisa ser uma tarefa diária. A população pode contribuir de forma decisiva, já que 80% dos criadouros estão dentro das casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água. A prevenção da dengue começa com ações simples que devem se tornar hábitos.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Algumas medidas feitas em casa são eficazes contra a doença, como por exemplo: encher de areia, até a borda, os pratos dos vasos de plantas; no caso de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. Se os pratos dos vasos acumularam água, a recomendação é lavar com água e sabão e, posteriormente, enchê-los com areia.
O lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve estar sempre fechada. Todos os objetos que podem acumular água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo. Mantenha sempre as caixas d'águas fechadas; remova folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. E mantenha as garrafas sempre viradas para baixo.
Do Portal do Governo do Estado
04/03/2013
Artigos Relacionados
Combate à dengue: ajuda da população é fundamental
Série de vídeos na internet ajuda a população no combate à dengue
SP oferece ajuda para combate à dengue no RJ
População deve ajudar no combate à dengue
Governo do Paraná ajuda Paraguai no combate à dengue na fronteira
Temporão diz que população precisa se mobilizar no combate à dengue