SP oferece ajuda para combate à dengue no RJ



O Estado disponibilizou 100 mil exames e pelo menos 200 leitos em três hospitais

O Governo do Estado de São Paulo vai ajudar no combate à dengue no Rio de Janeiro, informou o governador José Serra nesta quarta-feira, 2, na Capital. O Estado disponibilizou 100 mil exames e pelo menos 200 leitos em três hospitais estaduais. Além disso, o governo vai mobilizar instituições de saúde para que enviem médicos pediatras ao Rio de Janeiro para auxiliar no diagnóstico das vítimas.

“Estamos conversando com as principais instituições médicas do Estado para que eles ajudem na mobilização de médicos pediatras, que possam prestar ajuda no Rio de Janeiro”, garantiu Serra. A definição de quantos profissionais da rede paulista pode ser enviado para o Estado vizinho será feita ainda nesta quarta-feira, após reunião entre Serra e diretores de hospitais. O governador assegurou que os médicos que participarem da força-tarefa não terão desconto em seus vencimentos. “Pelo contrário, ainda receberão dupla jornada”, explicou Serra.

Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde disponibilizou 100 mil exames e pelo menos 200 leitos em três hospitais estaduais: Emílio Ribas, Candido Fontoura e Darcy Vargas. Segundo o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, o governo paulista estima gastar R$ 3 milhões somente com os exames de detecção. Barradas disse que as coletas de sangue seriam feitas em solo fluminense e posteriormente encaminhadas para análise em São Paulo. “O resultado nós iremos enviar por meio da internet de forma mais rápida”, informou o secretário.

Em 2008, o Estado conseguiu reduzir em 97,1% o número de casos de dengue no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado. Balanço da Secretaria Estadual da Saúde aponta que de janeiro a março de 2008 foram confirmados 1.297 casos da doença no Estado. No mesmo período de 2007 houve 44.760 casos.

Além da queda de número de casos, em 2008 um número menor de municípios registrou casos da doença. Foram 124 municípios neste ano contra 291 no mesmo período de 2007.

Entre as razões apontadas para a queda estão ações efetivas de prevenção pelos municípios e Estado e uma maior mobilização da população para evitar criadouros da doença.

Leia também:

SP lança pacote com mais R$ 600 milhões para o SUS

Cleber Mata com informações da Secretaria da Saúde



04/02/2008


Artigos Relacionados


Valter Pereira oferece ao Rio sugestões para o combate à dengue

(Flash) - Governo do Estado oferece apoio às prefeituras para o combate à dengue

Ajuda da população é fundamental no combate à dengue

Combate à dengue: ajuda da população é fundamental

Série de vídeos na internet ajuda a população no combate à dengue

Governo do Paraná ajuda Paraguai no combate à dengue na fronteira