Combate à obesidade exige mobilização e vontade política



A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, concedeu entrevista para a segunda edição da revista “Ideias na Mesa” sobre a prevenção e controle da obesidade, por uma visão intersetorial.

A presidenta do Consea defende que a obesidade não pode ser considerada o resultado de escolhas individuais e que é preciso articulação de vários setores da sociedade para enfrentar essa questão complexa.

“Precisamos avançar na interação entre as plataformas dos movimentos sociais, articular políticas públicas e colocar a alimentação no centro dos debates. Eu saúdo como boa medida a Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, que incorpora várias dimensões do excesso de peso e a integralidade do sistema alimentar – desde a produção até o acesso, a escolha e o consumo”, disse Maria Emília Pacheco.

A revista “Ideias na Mesa” é produto da Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional, núcleo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que desenvolve ações de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN/UnB) e a rede virtual “Ideias na Mesa”.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra

Fonte:
Blog do Planalto



18/10/2013 12:01


Artigos Relacionados


Consciência negra e prevenção da obesidade podem ter dia específico de mobilização

Defesa do meio ambiente exige mobilização, diz Paim

Cristovam lamenta falta de vontade política

SÓ VONTADE POLÍTICA SUPERA POLÊMICA DA NOVA LEI ELEITORAL, DIZ FRANCELINO

Projeto da Unesp combate obesidade infantil

Para associação, Brasil mostra vontade política de discutir acessibilidade