Combate ao incêndio de Roraima deve ser urgente, alerta Jucá
O senador Romero Jucá (PSDB-RR) pediu nesta sexta-feira (14) providências urgentes do governo federal no sentido de ajudar no combate ao incêndio que devasta, neste momento, o estado de Roraima. Segundo ele, os governos estadual e dos municípios envolvidos estão trabalhando para apagar o incêndio, mas precisam de ajuda urgente dos ministérios do Meio Ambiente e da Defesa.
Ele lembrou que, em 1998, Roraima também foi vítima de um incêndio devastador que abalou sua economia. Foram precisos anos de esforços, observou, para recompor o ecossistema do estado. -E agora estamos vendo o mesmo filme-, lamentou.
Jucá lamentou que não se tenha feito nada para mudar os hábitos de plantio na região dos campos naturais de Roraima, onde o agricultor pobre não consegue alternativa à prática de queimar para plantar em cima das cinzas. Se acrescentarmos um período de seca prolongada e ventos mais fortes e a catástrofe se realiza, explicou.
O senador afirmou que o novo governo passará por um teste de fogo, nesta emergência de Roraima. -Espero que não seja um esforço do tipo cabeças se batendo que vem caracterizando o Fome Zero-, destacou.
Para Jucá, é preciso escolher um comando único no combate ao incêndio de Roraima porque, numa emergência, não cabem disputas entre órgãos ou -tergiversação sobre operações que são urgentes-.
Ele explicou que o ecossistema de Roraima é diferente daquele dos demais estados da região Norte, com áreas de florestas, serras e campos naturais, onde a agricultura está sendo desenvolvida. -O incêndio começou, é claro, na região dos campos, mas já ameaça as florestas onde vivem os índios Yanomami-, ressaltou Romero Jucá, pedindo urgência nas providências federais.
14/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY ALERTA PARA GRAVIDADE DO INCÊNDIO FLORESTAL EM RORAIMA
Jucá alerta para ação do Incra em Roraima
JUCÁ ALERTA PARA CONFLITOS ENTRE OS ÍNDIOS DE RORAIMA
ROMERO JUCÁ ALERTA PARA RISCO DE CONFLITO EM RORAIMA
Jucá oferece experiência de Roraima de combate à violência entre os jovens
Romero Jucá alerta para chuvas em Roraima e pede ajuda ao governo federal