SUPLICY ALERTA PARA GRAVIDADE DO INCÊNDIO FLORESTAL EM RORAIMA



A gravidade do incêndio florestal em Roraima levou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) a defender a aceitação, pelo Brasil, de toda e qualquer ajuda internacional. Em comunicado urgente feito hoje (dia 26) no plenário do Senado, Suplicy afirmou que a devastação pelo fogo é muito mais grave do que tem sido noticiado.

O senador mostrou-se preocupado com o desencontro de informações. Segundo ele, o coordenador do Corpo de Bombeiros afirmou que o incêndio estaria debelado entre 15 e 20 dias, prazo que seria inexeqüível, segundo o governo do estado. Suplicy lembrou que o comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, general Luiz Edmundo de Carvalho, rejeitou a ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).

- Estou convencido de que não podemos nos dar ao luxo de recusar ajuda alguma - afirmou o senador paulista, amparado em informações fornecidas pelo presidente do PT de Roraima.

Segundo Suplicy, o fogo já queimou as roças de algumas aldeias. Assim, os índios Makuxi, Ingariko, Wapixana e Taurepang passaram a viver exclusivamente da caça e pesca, atividades já prejudicadas pela invasão de garimpeiros. Índios ianomami já estão se deslocando para as pistas de pouso dos postos de saúde, na esperança de conseguirem fugir nos aviões, disse o senador. Cerca de 17 mil índios já foram atingidos pelas conseqüências do fogo, em uma área equivalente ao estado de Sergipe.

O senador agradeceu a ajuda prestada pelos governos argentino e venezuelano. Lembrou que o governo paulista enviou dois técnicos para Roraima, e que o mesmo está sendo feito pelo governo mineiro.

- É preciso a mobilização de todo o sistema de defesa civil nacional - afirmou, lembrando que os governos estaduais podem mandar também equipamentos. O senador desculpou-se por nãopoder ir ao estado nesta sexta-feira, integrando uma comitiva de deputados, devido acompromissos anteriormente assumidos.



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Combate ao incêndio de Roraima deve ser urgente, alerta Jucá

PATROCÍNIO ALERTA PARA GRAVIDADE DA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

Íris alerta para a gravidade da situação no campo

Jefferson Praia alerta para gravidade das cheias no Amazonas

LÚDIO COELHO ALERTA PARA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO NO CAMPO

Tião Viana alerta para gravidade da Hepatite Delta