Começa 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência



Nesta segunda-feira (3) comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas

 

Para discutir o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para os brasileiros com deficiência, começa nesta segunda-feira (3), em Brasília, a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cujo tema é Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios. Nesta segunda comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A abertura contará com show banda Paralamas do Sucesso, às 21h30, aberto apenas aos conferencistas inscritos.

O evento, que acontece até a próxima quinta-feira (6), é promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

São esperados para a conferência, cerca de dois mil participantes - como os 886 delegados eleitos nas etapas estaduais, conselhos setoriais, gestores estaduais da política da pessoa com deficiência, militantes e ministérios que integram o Plano Nacional Viver sem Limite - de todos os estados do País.

Nas etapas municipais e estaduais, mais de 10,3 mil participantes da sociedade civil e do governo debateram os quatro eixos do regimento da conferência nacional, que norteiam as discussões do evento: Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.