Paulo Paim registra realização da 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência



O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou em Plenário sua participação na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada entre 3 e 6 deste mês.

De acordo com Paim, pessoas de todos os estados participaram do encontro em Brasília que debateu e discutiu os direitos das pessoas com deficiências físicas, mentais, intelectuais, auditivas e visuais.

- A 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência revelou claramente a falta de acessibilidade nas cidades deste país, assim como de Brasília – disse nesta segunda-feira (10).

Dentre os principais problemas citados por Pai estão a falta de acomodações adequadas na rede hoteleira, falta de calçadas e acesso aos cadeirantes e ausência de intérpretes nas portarias dos hotéis.

Direitos Humanos

Paim também registrou a comemoração, nesta segunda-feira (10 de dezembro), do Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) dois anos após a adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

- Direitos Humanos é o olhar para o outro. É a vida plena pelo direito à saúde, à educação, ao trabalho, à terra, à moradia, à segurança, a um salário decente, à dignidade para os aposentados e pensionistas, à liberdade, ao meio ambiente, ao esporte, ao lazer, à liberdade coletiva e individual, religiosa e sexual – afirmou Paim.

Portus

O senador também apresentou novidades para os associados do Instituto de Seguridade Portus, o fundo de previdência complementar dos portuários. O fundo tem um rombo financeiro de cerca de R$ 4 bilhões, o que coloca em dificuldades a instituição e o próprio pagamento dos benefícios.

Segundo Paim, o governo federal vai aportar R$ 150 milhões a partir deste mês, em dez parcelas, para garantir a continuidade dos pagamentos dos benefícios dos segurados. A liberação do dinheiro faz parte da intervenção sofrida pelo fundo para que possa ser saneado e reorganizado.

Fator Previdenciário

O parlamentar também confirmou o teor de entrevista sua a um portal na internet, no qual critica a resistência do Ministério da Fazenda à proposta que dá fim do fator previdenciário. De acordo com Paim, a pasta faz "terrorismo" contra a proposta, que tramita na Câmara dos Deputados.



10/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim registra início da Semana da Pessoa com Deficiência e elogia atletas do Parapan

Paim registra ato público em favor do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Paulo Paim ressalta melhorias no Estatuto da Pessoa com Deficiência

Paulo Paim registra realização da 28ª Festa da Uva em Caxias do Sul

Paulo Paim acredita que Estatuto da Pessoa com Deficiência será aprovado neste ano

Paulo Paim pede à Câmara dos Deputados que aprove o Estatuto da Pessoa com Deficiência