Começa consulta à população sobre novas regras para rádios comunitárias



O Ministério das Comunicações vai estabelecer novas regras para o serviço de radiodifusão comunitária. As mudanças previstas abrangem a renovação de outorgas das emissoras, critérios de representatividade e prazos de processos, entre outras. Antes de entrarem em vigor, no entanto, o ministério vai receber sugestões da sociedade, por meio de consulta pública aberta nesta segunda-feira (6). A consulta ficará aberta até 6 de julho.

O secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, afirma que o objetivo da medida é modernizar a norma em vigor atualmente, que é de 2004, dando mais transparência e segurança aos processos de outorgas de rádios comunitárias. Entre as novidades, o ato normativo passa a prever a renovação das outorgas após 10 anos da autorização dada pelo órgão, com os procedimentos e prazos a serem seguidos.

Outro destaque são os novos critérios de representatividade para as entidades interessadas em instalar uma rádio comunitária. A norma atual se baseia no número de assinaturas de pessoas físicas que fazem parte da entidade. Com a nova regra, o ministério passa a levar em consideração o apoio que essa entidade recebe de outras associações comunitárias existentes na mesma localidade. Ou seja, muda de pessoa física para pessoa jurídica.

O prazo para encaminhamento de documentação relativa aos processos de outorgas de rádios comunitárias também pode sofrer modificações e compreender 30 dias. Genildo Lins explica que esse prazo não será prorrogado e caso não seja cumprido pela entidade interessada, o processo será indeferido. Ele explica que o objetivo é dar mais agilidade à tramitação e análise dos processos de novas emissoras.


Sugestões

Os interessados em participar da consulta pública poderão fazer sugestões à proposta neste mesmo endereço. 

Segundo o ministério, as contribuições deverão ser fundamentadas, devidamente identificadas e encaminhadas até as 23h59 do dia 6 de julho, acompanhadas de textos alternativos e substitutivos quando envolverem inclusão ou alteração, parcial ou total, de qualquer dispositivo.

As sugestões também podem ser encaminhadas por carta, que serão recebidas até o dia 8 de julho, para o seguinte endereço: (Ministério das Comunicações/ Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica,  Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Edifício Anexo, 3º andar, sala 300, ala oeste - CEP 70044-900 - Brasília/DF)


Novo aviso de habilitação

Um novo edital de habilitação de rádios comunitárias também foi divulgado nesta segunda-feira (6): a medida prevê a instalação de novas emissoras comunitárias em 50 cidades distribuídas pelas cinco regiões do Brasil. O calendário de avisos do ano e a lista de cidades atendidas em cada edital estão no site do ministério

As entidades interessadas em obter autorização para montar uma rádio comunitária têm 45 dias de prazo para fazer a inscrição e enviar a documentação por via postal, nos seguintes endereços: Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, situada na Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Anexo-B, Sala – 300, CEP 70044-900 – Brasília-DF. 

A inscrição também pode ser feita diretamente no protocolo central do Ministério das Comunicações em Brasília, DF, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Edifício Sede, Térreo.


Fonte:
Ministério das Comunicações 



06/06/2011 19:53


Artigos Relacionados


Termina na quarta-feira (6) prazo para participar de consulta pública sobre rádios comunitárias

Aprovadas novas autorizações para rádios comunitárias

Senadores analisam mudança nas regras para rádios comunitárias

Aberta seleção para novas rádios comunitárias em 75 municípios

CCT vota projeto que flexibiliza regras para alcance de rádios comunitárias

Abertas as inscrições para novas emissoras de rádios comunitárias em 19 estados