Comissão analisa substituição da eletricidade no aquecimento de água por energia solar



A Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) reúne-se nesta terça-feira (dia 20), às 14 h, para analisar parecer do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) favorável ao projeto do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que determina aos municípios com população superior a 20 mil habitantes o estabelecimento de normas obrigando as edificações de uso coletivo - privadas e públicas - a utilizarem energia solar como fonte de aquecimento em suas instalações hidráulicas.

Baseado em dados fornecidos por técnicos do setor energético, Ademir Andrade informou na justificação do seu projeto que os chuveiros elétricos residenciais são responsáveis por 33% do consumo de uma casa e por 9% do consumo nacional de energia elétrica. "Além do elevado consumo energético, a utilização de chuveiros elétricos ocorre predominantemente nos horários de pico, exatamente quando os sistemas tendem a operar no limite de sua capacidade", acrescentou o senador pelo Pará.

Outra matéria incluída na pauta da Comissão de Serviços de Infra-estrutura, que é presidida pelo senador Alberto Silva (PMDB-PI), é o parecer do senador Paulo Hartung (PSB-ES) pela aprovação do projeto de iniciativa do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que inclui no Plano Nacional de Viação a construção de uma rodovia no Espírito Santo, ligando o porto de Capuaba à BR-262. Segundo o autor da proposta, a estrada é estratégica no sentido de dar condições alternativas de mobilidade rodoviária para a região.

Também deverá ser analisado na reunião da CI requerimento do senador Paulo Hartung para que sejam prestados esclarecimentos sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos da implantação da Usina Hidrelétrica de Aimorés no estado do Espírito Santo, especialmente no município Baixo Guandu. Ele quer que sejam convidados o diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo, o presidente do Ibama, Hamilton Nobre Casara, o presidente da Cemig, Djalma Bastos Moraes e o prefeito de Baixo Guandu, José Francisco de Barros, ou o presidente da Câmara de Vereadores do município, José de Barros Neto.

16/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Energia solar só é eficiente para aquecer água, diz representante de ministério de Minas e Energia

Patrocínio sugere uso de fontes alternativas de energia para aquecimento da água

CI analisa adoção de energia solar em edifícios

CAS analisa projeto que obriga o uso de energia solar em prédios

CI analisa projeto de Lobão que incentiva a produção de energia solar

Comissão vota projeto que dá estímulo fiscal para a energia solar