CI analisa adoção de energia solar em edifícios
Em decisão terminativa, a Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) analisa na reunião desta terça-feira (26), a partir das 15h, projeto de lei do senador Ademir Andrade (PSB-PA) que incentiva a adoção do uso de energia solar em edifícios residenciais para aquecimento de água para banho, como forma de economizar energia elétrica. A proposta tem o apoio do relator, senador Ricardo Santos (PSDB-ES).
Segundo Ademir, os chuveiros elétricos são responsáveis por grande parte do consumo de energia nas residências. A substituição desses chuveiros por um sistema que use a energia do sol, acredita o senador, representaria uma utilização mais racional da energia produzida na hidrelétricas e termelétricas nacionais. Além disso, destaca Ademir, a maioria das regiões brasileiras dispõe de luz solar em abundância e, por isso, municípios médios e grandes deveriam adotar essa diretriz como parte de sua política de desenvolvimento urbano.
A reunião da CI, presidida pelo senador Alberto Silva (PMDB-PI), tem mais seis itens em sua pauta, como o projeto de lei do senador Maguito Vilela (PMDB-GO) que impede a implantação do horário de verão em Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) recomenda a aprovação da matéria em caráter terminativo. O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) apresentou voto em separado.
Outros dois projetos na pauta da CI alteram o Plano Nacional de Viação de modo a mudar o traçado de duas rodovias (BR-080 e BR-242) no estado de Mato Grosso. O autor das propostas, senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), tem o apoio dos relatores, senadores Iris Rezende (PMDB-GO) e Jonas Pinheiro (PFL-MT), que recomendam a aprovação dos projetos em caráter terminativo.
25/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores analisam proposta que institui uso de energia solar em edifícios
CAS analisa projeto que obriga o uso de energia solar em prédios
CI analisa projeto de Lobão que incentiva a produção de energia solar
Comissão analisa substituição da eletricidade no aquecimento de água por energia solar
Carta Verde das Américas vai destacar a energia solar como a energia do futuro
Energia solar só é eficiente para aquecer água, diz representante de ministério de Minas e Energia