Comissão analisa transferência de direito sobre material genético



A Comissão de Educação (CE) vota nesta terça-feira (29) projeto que permite às instituições públicas de pesquisa transferir o direito de propriedade de material genético vegetal para empresas privadas, observadas certas condições. Substitutivo do senador Osmar Dias (PDT-PR) ao projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ao relatar a matéria na comissão, Osmar Dias preferiu apresentar emenda de mérito à proposta original, do ex-senador Blairo Maggi, que simplesmente proibia a transferência do direito de propriedade intelectual, obtida em pesquisa de material genético vegetal, para entidades privadas. Para o relator, essa não é a melhor forma de garantir os direitos adquiridos com os investimentos públicos.

-Não há dúvida que não se pode permitir e estimular a livre concessão das variedades vegetais criadas por nossos cientistas em centros de pesquisa públicos, para terem os lucros decorrentes de suas vendas apropriados por empresas privadas-, observou o relator, para quem os benefícios dessas conquistas genéticas devem ser revertidos para toda a coletividade e para o aumento da produção de alimentos do país.

De acordo com o senador, o país não pode correr o risco de engessar as relações entre os organismos públicos e seus congêneres privados, com a proibição rígida de transações entre elas. Osmar Dias disse ser vital ao desenvolvimento dessas instituições a preservação da sua liberdade de entabular negociações com parceiros diversos, podendo, inclusive, transacionar com a titularidade das invenções obtidas.

Rádios e TVs

O Senado pode rever os critérios que regem a análise dos atos de outorga e renovação dos canais de radiodifusão. Também consta da pauta da CE projeto que prioriza o efeito social da programação das emissoras como critério para análise. De acordo com o relator do projeto, senador Gerson Camata (PMDB-ES), o objetivo é fazer com que as estações de rádio e de televisão observem os compromissos assumidos quando das outorgas de permissões e concessões para os serviços.



25/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprecia projeto sobre direito de propriedade de material genético

CCJ vota projeto que proíbe transferência da propriedade de material genético para entidade privada

CCJ vota projeto que proíbe transferência da propriedade de material genético para entidade privada

CE analisa propriedade de material genético

Comissão analisa relatórios de Romero Jucá sobre terrorismo e direito de greve

Material genético vegetal em debate na CE