CE analisa propriedade de material genético



A Comissão de Educação (CE) poderá examinar nesta quarta-feira (9), a partir das 10h, substitutivo do senador Marco Maciel (PFL-PE) a projeto de lei de autoria do ex-senador Blairo Maggi, atual governador de Mato Grosso, que proíbe a transferência, por instituições públicas a entidades privadas, do direito de propriedade de material genético vegetal. Como tramita em caráter terminativo, a matéria só poderá ser apreciada se, até lá, houver sido desobstruída a pauta do Plenário, bloqueada por medidas provisórias.

A pauta da comissão tem 50 itens, dos quais apenas dois não são terminativos. E, entre os terminativos que constam na lista de votações da CE, 45 são referentes a renovação ou concessão de autorização para funcionamento de rádios.

Dos dois projetos não terminativos da pauta da CE, apenas um tem parecer favorável do relator. O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) é a favor de projeto oriundo da Câmara dos Deputados determinando que o ano de 2002 seja instituído como -Ano do Educador-. A outra matéria não terminativa é também originária da Câmara, mas tem parecer do senador Paulo Octávio (PFL-DF) indicando sua rejeição. O projeto assegura o direito de profissionais de educação realizarem semanalmente uma reunião de estudos.

A comissão também deve votar em caráter terminativo, se for possível, relatório do senador Gerson Camata (PMDB-ES) favorável ao projeto do senador Edison Lobão (PFL-MA) sobre concessão de férias a estagiários. A proposta garante 15 dias de férias remuneradas a cada seis meses de estágio em empresas privadas ou públicas, dando ao estudante tempo livre para descanso e lazer, maior convivência com a família e até investimento em outras formas de capacitação.



07/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vai debater propriedade de material genético

CE debate a propriedade de material genético

CE aprecia projeto sobre direito de propriedade de material genético

CE pode proibir propriedade de material genético vegetal por empresa privada

CCJ vota projeto que proíbe transferência da propriedade de material genético para entidade privada

CCJ vota projeto que proíbe transferência da propriedade de material genético para entidade privada