Comissão aprova convocação de ministros e governadores



A comissão mista especial criada para estudar a crise de energia irá ouvir os ministros Pedro Malan, da Fazenda; Martus Tavares, do Planejamento, Orçamento e Gestão, e Alcides Tápias, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Em reunião administrativa realizada nesta quinta-feira (dia 7), os deputados e senadores que integram a comissão decidiram também realizar audiências com os governadores de Minas Gerais, Itamar Franco, do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, do Paraná, Jaime Lerner, e do Pará, Almir Gabriel.

Coube ao relator da comissão, senador Paulo Souto (PFL-BA), a atribuição de agrupar e agendar os diversos depoimentos aprovados. Ele ressaltou a importância de a comissão apresentar sugestões o mais rapidamente possível, já que discute um problema emergencial. Souto apresentou requerimento sugerindo ao ministro da Casa Civil, Pedro Parente - que coordena o Comitê Executivo de Gestão da Crise Energética -, que exclua do racionamento os consumidores de energia das áreas rurais da região Nordeste que já se encontram em estado de calamidade pública.

O requerimento para convocação dos ministros foi apresentado pelo deputado Marcos Cintra (PFL-SP). Ele quer que sejam também ouvidos, entre outros, o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Luiz Carlos Santos, e o diretor da Itaipu Binacional, Euclides Scalco.

O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) foi o autor do requerimento para a vinda do governador Almir Gabriel. Os outros governadores foram convidados a partir de requerimento apresentado pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). O deputado Luciano Zica (PT-SP), por sua vez, pediu a vinda do presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, para falar sobre as 14 usinas termelétricas de gás natural em implantação.

Os senadores Paulo Hartung (PPS-ES), Pedro Simon (PMDB-RS) e Heloísa Helena (PT-AL) - ao lado dos deputados Fernando Ferro e Fernando Gabeira (PV-RJ) - solicitaram que sejam ouvidos os pesquisadores Ildo Sauer, Maurício Tolmasquin, Luiz Pinguelli Rosa e Bautista Vital.

O deputado Juquinha (PSDB-GO) pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informações sobre todas os concessionários vencedores nos leilões de geração e transmissão de energia elétrica já feitos. Segundo ele, já foram licitados 4.780 megawatts. Foi também aprovado requerimento do deputado Clementino Coelho (PPS-PE) pedindo a vinda, entre outros, dos ex-ministros Luís Carlos Bresser Pereira e Luiz Carlos Mendonça de Barros, para falarem sobre o modelo de privatização do setor energético adotado no Brasil.

07/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Assuntos Econômicos vai debater ICMS e FPE com governadores, ministros e especialistas

CRE APROVA REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DE MINISTROS MILITARES

Comissão aprova indicações para ministros do TST e do STM

CAE REJEITA CONVOCAÇÃO DE GOVERNADORES

Comissão aprova indicação de dois novos ministros para o STJ

Comissão aprova emenda que permite a ministros cumprirem mandato integral no CNJ