Comissão aprova criação de cadastro de obras federais
Centralização de dados sobre obras permitirá acompanhar melhor prazos e preços
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou, em reunião encerrada há pouco, um substitutivo ao .projeto que prevê a adoção de um cadastro centralizado de informações sobre todas as obras de engenharia e serviços custeados com o orçamento do governo federal. A intenção do Projeto de Lei do Senado 439/2009, de autoria do ex-senador Jefferson Praia (PDT-AM), é conter os constantes desperdícios de recursos públicos em obras públicas ocasionados por corrupção ou má gestão.
A proposta estabelece que “a União manterá um cadastro unificado de todas as obras de engenharia e serviços a elas associados custeados com os seus recursos orçamentários”. Na justificativa do projeto, o autor diz que o governo federal “desconhece quantas obras foram iniciadas, quantas foram concluídas e – pior – quantas estão em andamento”.
Segundo ele, o cadastramento das obras federais será um “instrumento de gestão e de controle, otimizando os escassos recursos humanos da administração pública e permitindo a mais ampla transparência do objeto das despesas com obras públicas”, tendo como efeitos finais a "melhoria da qualidade da gestão pública" e "o aumento da eficiência da administração federal”.
Ao final da reunião da CI, os senadores elogiaram a iniciativa do presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), de realizar o Fórum Nacional de Infraestrutura no final de março. Para os senadores, o fórum poderá trazer soluções para os problemas da infraestrutura no país.
Mais informações a seguir
12/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova criação de cadastro único de obras com recursos do governo federal
Criação de cadastro informatizado de obras federais é aprovada pela CCJ
Obras e serviços custeados com recursos federais devem ter registro em cadastro único
Adiado exame sobre criação de cadastro de obras inacabadas
CMA examinará proposta de criação de cadastro para controle das obras públicas inacabadas
CCJ aprova criação de cadastro de empresas impedidas de contratar com o poder público