Comissão aprova primeiro relatório setorial do Orçamento de 2011



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou nesta terça-feira (7) o primeiro relatório setorial da proposta orçamentária de 2011, referente à área de Poderes de Estado e Representação. A matéria, que teve como relator o senador Adelmir Santana (DEM-DF), ainda precisa ser votada pelo Plenário do Congresso Nacional.

Na mesma sessão, teve inicio a leitura do relatório da área de Justiça e Defesa, de autoria do senador Gilvan Borges (PMDB-AC). A votação da matéria está marcada para as 15h desta quarta-feira (8), quando também deverão ser apreciados os relatórios setoriais de Saúde; Trabalho e Previdência; e Planejamento.

Outros cinco relatórios ainda precisam ser aprovados no colegiado, após o que passarão a constituir o relatório-final sobre o Orçamento da União para 2011, o qual precisa ser aprovado na CMO e no Plenário do Congresso Nacional até o próximo dia 22 para que tenha início o recesso legislativo.

Três Poderes

O relatório de Poderes de Estado e Representação, além de compreender as programações do Executivo, Legislativo e Judiciário, abrange o maior número de órgãos orçamentários e atende a maior quantidade de comissões permanentes do Congresso Nacional.

Entre as várias atribuições da área, encontram-se as programações relacionadas às ações afirmativas para mulheres, crianças, adolescentes e idosos, e ainda aquelas relacionadas à prevenção e combate à homofobia; à proteção e promoção dos direitos humanos; ao fomento à igualdade étnica e racial; e à defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O valor orçado para a área de Estado e Representação é de R$ 49,7 bilhões, incluídas as dotações do orçamento de investimento das estatais (RS 704,6 milhões).

PPA 2008-2011

A comissão também aprovou nesta terça-feira o substitutivo ao projeto de lei que altera o Plano Plurianual 2088-2011, como forma de permitir a inclusão de novas obras na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no próximo ano. A matéria teve como relator o deputado Colbert Martins (PMDB-BA).

O texto do substitutivo ao projeto que altera o PPA mantém, em linhas gerais, a proposta encaminhada pelo Executivo. As alterações promovidas pelo relator foram feitas no sentido de incluir dispositivo que autorize, para o exercício financeiro de 2011, que as inclusões de ações orçamentárias de programas de governos constantes do plano sejam promovidas e discriminadas em anexo específico da Lei Orçamentária para 2011, conforme previsto no parecer preliminar da proposta.

Com as alterações do Anexo I do PPA atual, o governo pretende beneficiar seis "eixos" de empreendimentos: Cidade Melhor; Comunidade Cidadã; Minha Casa, Minha Vida; Água e Luz para Todos; Transportes; e Energia. A previsão de recursos é de R$ 958,9 bilhões no período 2011-2014.



07/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli toma posse como relatora e comissão aprova primeiro relatório setorial do Orçamento

Comissão de Orçamento aprova último relatório setorial

Comissão de Orçamento aprova mais um relatório setorial

COMISSÃO DO ORÇAMENTO VOTA NESTA QUINTA RELATÓRIO SETORIAL

Comissão corrige relatório e assegura a apresentação de emendas com novas ações ao Orçamento de 2011

Aprovado primeiro relatório setorial da proposta orçamentária para 2008