Comissão aprova reestruturação de sistema de proteção ao programa nuclear
O Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), destinado a proteger a população, o meio ambiente e as instalações nucleares, será reestruturado. As novas normas de funcionamento estão contidas no projeto de lei da Câmara (PLC 191/10) aprovado nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O texto aprovado é um substitutivo elaborado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), relator da matéria, e lido durante a reunião pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO). A proposição terá de ser submetida a turno suplementar de votação na CCT. O projeto já havia sido apreciado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Serviços de Infraestrutura (CI) e receberá decisão terminativa na CCT.
Segundo o texto aprovado, caberá ao Sipron “assegurar o planejamento, a coordenação e a execução de ações e providências integradas e continuadas que visem a permitir a imediata e eficaz proteção à população, aos trabalhadores em atividades nucleares, ao meio ambiente e às instalações e projetos do Programa Nuclear Brasileiro”.
O sistema, ainda de acordo com o substitutivo, contará com um órgão central, vinculado ao governo federal, que terá as atribuições de planejar, coordenar e supervisionar as atividades do Sipron, e com órgãos de coordenação setorial, unidades operacionais e órgãos de apoio. Os órgãos de coordenação setorial deverão orientar, supervisionar e fiscalizar as atividades das unidades operacionais do sistema, nas suas respectivas áreas de atuação.
A regulamentação do Sipron, a ser estabelecida por decreto, especificará a sua estrutura organizacional e as atribuições dos órgãos, instituições e empresas que o compõem. Uma vez convertido em lei, o projeto revogará o Decreto-Lei 1809 de 1980, que instituiu o Sipron.
Rádios
Durante a reunião, a CCT aprovou em decisão terminativa 63 projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de emissoras de rádio em diversas partes do país.
Por ausência do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi adiada a votação do projeto de lei do Senado (PLS 387/11) de Rodrigo Rollemberg que dispõe sobre “o processo de registro e disseminação da produção técnico-científica pelas instituições de educação superior”.
04/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sancionada reestruturação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro
Apesar de polêmica, CCJ aprova Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro
Vai à CCT projeto que subordina ao Gabinete de Segurança Institucional o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear
CI aprova projeto sobre proteção ao programa nuclear
Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro em pauta na CI
CI decide sobre proteção ao programa nuclear brasileiro