Sancionada reestruturação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro
Sancionada nesta quinta-feira (22), a Lei 12.731/2012, que reestrutura o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), destinado a proteger as instalações nucleares brasileiras, o conhecimento e a tecnologia daqueles que executem atividades para o programa nuclear e a população e meio ambiente, principalmente em caso de emergência nuclear. O Sipron foi instituído pelo Decreto-Lei 1.809/1980, que agora fica revogado.
A proposta de reestruturação prevista na lei foi aprovada no Senado em agosto e na Câmara dos Deputados em outubro. Pelo texto integram o Sipron “órgãos, instituições, entidades e empresas federais e estaduais que sejam responsáveis pela proteção e segurança do Programa Nuclear Brasileiro” e “órgãos, instituições, entidades e empresas federais, estaduais e municipais responsáveis pelas ações de emergência nuclear”.
A nova estrutura conta com um órgão central, vinculado ao governo federal e órgãos de coordenação setorial, unidades operacionais e órgãos de apoio. A intenção é fazer com que o sistema atue de forma permanente e integrada.
O objetivo da mudança, elaborada durante o governo do ex-presidente Lula, é adequar o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro às várias reformas administrativas que extinguiram alguns órgãos e alteraram a competência de outros. Essas alterações estariam prejudicando o funcionamento do sistema que, atualmente, está sob coordenação do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
22/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova reestruturação de sistema de proteção ao programa nuclear
Apesar de polêmica, CCJ aprova Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro
Sancionada reestruturação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência
Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro em pauta na CI
CI decide sobre proteção ao programa nuclear brasileiro
Vai à CCT projeto que subordina ao Gabinete de Segurança Institucional o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear