Comissão aprova relatório à MP que dá isenção ao transporte coletivo



Em uma reunião rápida, a comissão mista aprovou o relatório do deputado Mario Negromonte, do PP da Bahia, à Medida Provisória 617/13, que zera o PIS/Pasep e a Cofins sobre as receitas do transporte coletivo metroviário, ferroviário e rodoviário. O texto estende o benefício para o transporte marítimo e o setor aéreo. A desoneração que beneficia as empresas aéreas é a grande polêmica do relatório, como admite Negromonte.

VEJA MAIS

"É um setor muito sensível porque em 2002 se transportava 30 milhões de pessoas. Agora em 2013 são 100 milhões de pessoas. Então, o governo também tem compromisso com 100 milhões de pessoas. Isso não quer dizer que está pronto e acabado. Ainda vem aqui pra Câmara, está sujeito a supressão desse artigo e o governo também veta ou não e vai discutir, e vai dialgoar com o setor pra resolver."

Segundo o relator, representantes do setor aéreo reclamam que pagam R$ 10 bilhões em impostos. Além disso, parte dos custos das aéreas é dolarizada e sofre com a oscilação do dólar, a exemplo do querosene e o óleo diesel.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará, havia pedido a retirada do item que inclui o setor aéreo na medida provisória. A MP deve ser votada no Plenário da Câmara na tarde de hoje.

Da Rádio Câmara/Agência Câmara

Mais informações a seguir



18/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA aprova projeto que obriga instalação de lixeiras no transporte coletivo

Comissão vota parecer sobre MP que isenta transporte coletivo de PIS e Cofins

CCJ aprova projeto que veda pesagem de veículo de transporte coletivo em vias de trânsito

Senado aprova isenção de contribuições sociais para transporte urbano

Incentivo ao transporte coletivo em discussão na CDR

Investimento de R$ 400 mi vai melhorar o transporte coletivo em Alagoas