CCJ aprova projeto que veda pesagem de veículo de transporte coletivo em vias de trânsito



Projeto de lei que veda a aferição do peso de veículo de transporte coletivo nas vias de trânsito foi aprovado nesta quarta-feira (25) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a proposta (PLS 29/2012) modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) para determinar que os veículos de transporte coletivo sejam pesados em estações terminais ou em outros locais admitidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

VEJA MAIS

O objetivo, segundo Gurgacz, é acabar com os incômodos e atrasos quando o procedimento é executado em veículos com passageiros embarcados. Na justificação, ele aponta a necessidade de conciliação “entre a regra de pesagem periódica dos veículos, que deve ser mantida e cumprida, e o direito dos usuários a não terem que suportar mais uma causa para o impedimento da fluidez no trânsito”.

O relator, senador Clésio Andrade (PMDB-MG), em análise favorável à matéria, destacou a pesagem, nas condições que vem sendo executada, “agrega um tempo valiosíssimo à duração da viagem do usuário do transporte público, já tradicionalmente submetido a longas jornadas diárias a bordo de veículos não raro superlotados”.

A matéria recebeu duas emendas de redação, que foram sugeridas pelo senador Pedro Taques (PDT-MT).

Já aprovada na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), a proposta recebeu decisão terminativa na CCJ. Desse modo, deverá seguir diretamente para exame na Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para apreciação no Plenário do Senado.



25/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto proíbe circulação de veículo de transporte coletivo com mais de dez anos de fabricação

Emenda de Bernardo veda uso de propaganda política no transporte coletivo

CMA aprova projeto que obriga instalação de lixeiras no transporte coletivo

CI aprova novo plano para as vias de transporte

Comissão aprova relatório à MP que dá isenção ao transporte coletivo

CMA analisa projeto que exige lixeiras em transporte coletivo