CMA aprova projeto que obriga instalação de lixeiras no transporte coletivo



A inclusão de lixeiras entre os equipamentos obrigatórios nos veículos de transporte de passageiros com mais de 15 lugares está prevista no projeto de lei da Câmara (PLC 90/2011), aprovado nesta terça-feira (7) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A matéria segue agora para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De acordo com o autor, deputado Antonio Carlos Pannunzio, a medida contribuirá para evitar que passageiros joguem lixo pelas janelas dos veículos de transporte coletivo, em razão da inexistência de recipiente adequado ao descarte. A prática é considerada infração, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), mas Pannunzio observa que a aplicação da lei não é eficaz, uma vez que, nesses veículos, os infratores dificilmente são identificados.

O relator da matéria na CMA, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), considera que, apesar de a instalação de lixeiras no transporte coletivo não impedir definitivamente que passageiros arremessem detritos e materiais descartáveis nas vias, vai contribuir para a redução desse hábito.



07/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA analisa projeto que exige lixeiras em transporte coletivo

CCJ aprova projeto que veda pesagem de veículo de transporte coletivo em vias de trânsito

Requião apresenta assinaturas para instalação de CPI do Transporte Coletivo

Comissão aprova relatório à MP que dá isenção ao transporte coletivo

Projeto prevê fiscalização e controle da segurança no transporte coletivo

Adiada votação de projeto sobre transparência nas tarifas do transporte coletivo