Comissão aprova relatório do Executivo pela criação do Parlamento do Mercosul



A comissão parlamentar conjunta do Mercosul aprovou, em reunião ordinária nesta terça-feira (6), relatório do Poder Executivo pela criação do Parlamento do Mercosul. Com a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Parlamento deverá ser instalado até o fim do ano e substituirá a Comissão Parlamentar Conjunta como órgão integrante da estrutura institucional do Mercado Comum do Sul.

Além do relatório que dispõe sobre a criação do Parlamento do Mercosul, na mesma reunião foram ainda votados e aprovados mais um relatório e um requerimento. O relatório é um ajuste complementar ao Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre os governos do Brasil e da Argentina na área de tecnologia militar, fechado na cidade de Puerto Iguazu, em 30 de novembro de 2005.

Já o requerimento trata da participação da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul no Congresso de Direito no Mercosul, a ser realizado nos dias 7 e 8 de setembro de 2006, no Teatro Presidencial da Secretaria do Mercosul, em Montevidéu, Uruguai. Serão temas de discussão a ONU, a Organização Internacional do Trabalho, do Mercado Comum do Cone Sul e do Processo Judicial no Mercosul.

Estavam presentes na reunião o presidente da Câmara dos Deputados do Paraguai, deputado Victor Bogado, o presidente da Comissão, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e o senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO).

06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão discute criação do Parlamento do Mercosul

Comissão discute criação de Parlamento do Mercosul

Presidente da Comissão do Mercosul defende criação de Parlamento comum

Aprovada criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi comemora um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul