Zambiasi comemora um ano de criação do Parlamento do Mercosul



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) comemorou, em discurso da tribuna, um ano de existência do Parlamento do Mercosul. Ele recordou a solenidade de criação do órgão, em 14 de dezembro de 2006 no Plenário do Senado brasileiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de representantes de todos os países membros do bloco. O Parlamento foi instalado posteriormente em Montevidéu, no Uruguai, onde tem sua sede permanente.

Conforme destacou o senador, nesse período foi aprovado o regimento interno do órgão, foram realizadas oito sessões plenárias e instaladas as comissões permanentes. Zambiasi destacou o sentimento de integração que permeia as ações do Parlamento e lembrou os esforços dos parlamentares na busca de caminhos concretos que conduzam a avanços em áreas como educação, integração energética e desenvolvimento equilibrado entre os países.

- Através do Parlamento do Mercosul, nós constituímos a cidadania mercosulina e sul-americana - frisou ele.

O Parlamento do Mercosul é formado por 81 parlamentares, sendo nove deputados e nove senadores de cada um dos países-membros - Uruguai, Brasil, Argentina, Paraguai -, todos com direito a voto, e nove deputados da Venezuela, sem direito a voto. A Venezuela está em processo de adaptação às regras do bloco, enquanto aguarda aprovação de pedido de adesão ao Mercosul.

Zambiasi destacou seu apoio à entrada da Venezuela, considerada por ele um importante parceiro, essencial para o fortalecimento econômico, social e territorial do bloco. Ele discordou daqueles que questionam a adesão venezuelana por conta das atitudes do presidente Hugo Chávez.

- Um processo de integração envolve Nações e povos. Os presidentes passam, a Nação fica - afirmou ele.

O senador destacou a liderança do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), presidente da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, e do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente brasileiro da instituição, além de ressaltar a atuação de toda a bancada de parlamentares brasileiros no órgão.

Ao concluir seu discurso, Zambiasi lembrou as preocupações atuais do bloco, como a discussão sobre a possibilidade de adoção de uma moeda única. Destacou ainda os desafios a serem enfrentados, como a redução das diferenças existentes entre os países membros.



14/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi comemora aprovação do Protocolo Constitutivo do Parlamento do Mercosul

Zambiasi pede celeridade na aprovação de protocolo de criação do Parlamento do Mercosul

Zambiasi vai propor conselho de segurança ao Parlamento do Mercosul

Zambiasi: Parlamento do Mercosul deverá ser instalado este ano

Zambiasi registra realização da primeira sessão do Parlamento do Mercosul